Resumo:
Inspirada pelas propostas da arqueologia da mídia, esta pesquisa analisou as relações que se estabelecem entre softwares, fotografias pessoais, lembranças e memórias no ambiente digital. Para tanto, em se tratando dos softwares, realizou-se um recorte específico nos autônomos, com capacidade de aprendizado e proposição, cujo empírico elencado foi o serviço Google Fotos. No âmbito das audiovisualidades, o recorte se deu entre as novas mídias, as quais também contemplam imagens de cunho pessoal - como fotografias digitais ou digitalizadas, vídeos e outros registros caseiros além de outros objetos deles decorrentes. As questões da memória foram tensionadas com as noções de registro, armazenamento, lembrança, resgate e atualização. Este último assunto, em razão de sua complexidade, apresentou um recorte bastante amplo, fundamentando-se em Bergson, Dijck, Izquierdo e Parikka. Examinaram-se as propostas do Google Fotos de armazenamento e curadoria de imagens que evidenciaram capacidade de evocar a movimentação da memória em lembranças, questionando a validade da aceitação das proposições realizadas pelas máquinas.