Resumo |
O presente estudo tem como objetivo compreender os principais benefícios de se implementar uma área de inteligência comercial, na empresa Brado Logística. Desta forma, este trabalho apresenta temas importantes sobre Gestão Estratégica, com a finalidade de garantir o gerenciamento estratégico da organização, conceitos e definições da Inteligência Competitiva, sua estrutura e ciclo, contextualizando a importância da informação, a coleta de dados, análise, processamento e a disseminação de informações sobre o mercado, ponto fundamental para os tomadores de decisões. E finalmente, através de entrevistas, observações e análise de documentos, apresenta-se a empresa, destacando o setor intermodal, sua área de atuação e os serviços prestados; as mudanças estabelecidas na área comercial e a compreensão dos benefícios que a implementação de uma área de inteligência comercial trouxe para o setor comercial da organização. Os resultados demonstraram a importância do suporte dos profissionais de IC para os comerciais, devido ao direcionamento e foco em clientes e mercados potenciais através dos resultados das análises de informações, e um incremento considerável dos volumes de cargas, após a implementação da inteligência comercial, vislumbrando ótimas perspectivas de crescimento no setor.; |