RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

GESTÃO ESTRATÉGICA: qual é o valor que define a escolha entre um banco ou uma cooperativa de crédito

Mostrar registro simples

Autor Wedig, Elisabeta Schwantes;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título GESTÃO ESTRATÉGICA: qual é o valor que define a escolha entre um banco ou uma cooperativa de crédito;
Resumo Abrir conta em uma instituição financeira é uma importante decisão para o consumidor, e, tão importante quanto isso, é a escolha do tipo de instituição financeira, para que seja atendida a necessidade do consumidor com satisfação, gerando a relação ganha-ganha. Com o intuito de promover o esclarecimento das diferenças percebidas entre instituições financeiras e cooperativas e de elucidar se o consumidor percebe a diferença entre uma cooperativa e um banco, foi desenvolvido o presente trabalho de conclusão de curso, que detalhou, inicialmente, a teoria sobre mercado financeiro, marketing de serviços, marketing bancário e comportamento do consumidor, seguido pela aplicação de pesquisa sobre os atributos valorizados na escolha da instituição financeira. A aplicação da pesquisa foi feita através de questionários impressos, os quais foram respondidos por 134 pesquisados, a grande maioria da cidade de Nova Petrópolis, tendo como pesquisados, o público em geral. O resultado da pesquisa apresentou resultados satisfatórios a favor das instituições cooperativas, como grau de concordância em alguns itens de 100%, como, por exemplo, sobre cumprir o que promete e sobre a agradabilidade do ambiente. Também foi possível validar os aspectos que são considerados determinantes na escolha da instituição, como a alta qualidade entre as instituições, com o diferencial para as cooperativas, que a percepção ultrapassa os aspectos tangíveis, demonstrando que fatores monetários são importantes, mas não o mais importante. Os resultados foram esclarecedores, propiciando resultados diferenciados entre as instituições pesquisadas, oportunizando que os objetivos do presente estudo pudessem ser respondidos. Por fim, foram feitas as considerações sobre as análises e algumas recomendações sobre futuras pesquisas. A principal recomendação foi o uso desta pesquisa tanto para bancos como para cooperativas, mas com ampliação da base de amostra.;
Abstract Opening an account at a financial institution is an important decision for customers. Choosing the type of financial institution is as important, so that the customer's needs are met with satisfaction, generating a win-win relationship. The present paper was developed to clarify differences between financial institutions and cooperatives and to elucidate whether customers understand the difference between a cooperative and a bank. Initially, it detailed theories on the financial market, consumer behavior and services and bank marketing, followed by the conduction of a survey on the attributes that customers value when selecting a financial institution. The survey was made through printed questionnaires, which were responded by 134 people from the general public. Most respondents were from the city of Nova Petrópolis. Results showed satisfactory outcomes for cooperative institutions, with 100% agreement in some items, such as, for example, fulfilling its promises and how pleasant the environment is. It was also possible to validate aspects that are considered crucial in choosing the institution, such as high quality – with prominence to cooperatives –, whose perception outweighs tangible aspects, demonstrating that monetary factors are important, but not the most important aspect. The results were enlightening, providing distinguished results between the institutions under research, enabling the objectives of the present study to be achieved. Finally, we made some considerations on the analysis and some recommendations for future research. The main recommendation was the use of this research both for banks and for cooperatives, however expanding the sample.;
Palavras-chave Instituições financeiras; Banco; Cooperativas; Financial institutions; Bank; Cooperatives;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6450;
Nivel MBA;
Curso GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística