Autor |
Bulcão, Luciana Cabral; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4037841593814443; |
Orientador |
Borba, Gustavo Severo de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cultura de projeto na geração de valor no setor da moda: o caso Brasil e Portugal; |
Resumo |
Esta dissertação teve por objetivo compreender de que forma a cultura de projeto pode contribuir para a promoção da geração de valor (significado) no Sistema Moda. Foram identificados os fatores entre os quais se releva a cooperação em redes, que, nesse ambiente, encontra-se relacionado diretamente com a apropriação da cultura local. Dessa forma, assinala-se a expertise tangível nas habilidades locais e das técnicas manuais como uma tendência ao envolvimento com uma produção limitada de artefatos em Portugal. No Brasil, a existência de uma enorme diversidade cultural que também é extensível às matérias-primas. Com a mesma relevância, foram considerados alguns resultados não esperados e como evidência sonante indica-se a cooperação. O estudo realizado caracteriza-se como Project Oriented numa análise qualitativa dos dados. Nesse contexto, foi incorporado o uso de multi métodos, ou seja, orientados à coleta de informação assim como para a apresentação das informações. A pesquisa baseia-se no estudo de evidências, tendo sempre como referência um caso emblemático no qual a cultura de projeto resulta implícita – “A Terceira Itália”.; |
Abstract |
This dissertation aimed to understand how the cooperation networks, through a culture of project, can contribute to the promotion of value creation (meaning) in the Fashion System. Were identified the factors which cooperation in networks is highlighted, which in this environment, is directly related to the appropriation of the local culture. In this way tangible expertise in local skills and manual techniques is pointed out as a tendency to be involved with a limited production of artifacts in Portugal. In Brazil, the existence of a huge cultural diversity also extends to raw materials. With the same relevance, some unexpected results were also considered, and the cooperation is indicated as sound evidence. The study is characterized as Project Oriented in a qualitative analysis of the data. In this context, the use of multi methods were incorporated, that is, oriented to the collection of information as well as to the presentation of information. The research is based on the study of evidence, always having as reference an emblematic case in which the project culture is implicit - "The Third Italy; |
Palavras-chave |
Cultura de projeto; Geração de valor; Sistema moda; Redes de cooperação; Project culture; Value Generation; Fashion system; Cooperation networks; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2017-03-24; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6380; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |