Resumo:
Esta investigação abordou o papel da proposta comercial de serviços de design dentro do contexto de subdeterminação do problema de design, analisando-a como um possível boundary object que media e articula os interesses e relações de atores dentro e fora da organização de design, tanto na etapa comercial quanto ao longo do projeto. O percurso metodológico compreendeu a elaboração de um modelo analítico da jornada da proposta comercial ao longo do projeto, a partir de entrevistas com especialistas, seguido por três estudos de casos onde tal modelo foi aplicado criticamente na análise dos processos, traduções e artefatos de cada situação. Com base nos resultados obtidos, discutiu-se os boundary objects como promotores de abertura e fechamento de perspectivas, as relações da proposta comercial com a cartografia e dispositivos de agência, a controvérsia e a pontualização como o inesperado em relatos e, por fim, o problema de design em um crescente de complexidade. Tais reflexões deram margem para enquadrar a venda de serviços de design por uma perspectiva de acoplamento à complexidade residente na organização, realizada através de um coletivo de boundary objects influenciado pela visão de um agente-cartógrafo comercial.