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Midiatização do telejornalismo: um estudo sobre a produção de notícias a partir da inserção do telespectador como produtor de conteúdo

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metadataTrad.dc.contributor.author Padilha, Eliziete dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0416908269444092;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rosa, Ana Paula;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Midiatização do telejornalismo: um estudo sobre a produção de notícias a partir da inserção do telespectador como produtor de conteúdo;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa estuda a constituição do processo de midiatização do jornalismo especificamente na produção de notícias para a televisão. Investigam-se os movimentos entre recepção, produção e instituições a partir do uso de dispositivos midiáticos, principalmente os smartphones. Nessa articulação, buscou-se compreender como a apropriação midiática das imagens, num processo de circulação, chancela os critérios de notícia nos telejornais e como os telespectadores se configuram cada vez mais como cogestores da informação, ofertando seus insumos aos jornalistas. A pesquisa mostra que os registros de amadores visam o flagrante, o inusitado, por serem imagens com maior potencial para alcançar o sistema midiático e, assim, gerar reconhecimento simbólico aos seus autores. Este estudo também evidencia o modo como as marcas discursivas dos atores sociais e das instituições não midiáticas intensificam os efeitos de linguagem da televisão, redesenham os fazeres jornalísticos e geram novos vínculos entre TV e sociedade.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research studies the constitution of the mediatization process of journalism specifically in the production of news for television. The movements between reception, production and institutions are investigated based on the use of media devices, mainly smartphones. In this articulation, we sought to understand how the media appropriation of images, in a circulation process, defines the criteria of content in television news and how the viewers are increasingly configured as co-managers of information, offering their inputs to journalists. The research shows that amateur records aim at catching the flagrant, the unusual, because they are images with greater potential to reach the media system and, thus, generate symbolic recognition to their authors. This study also shows how the discursive marks of social actors and non-media institutions intensify the language effects of television, redesign journalistic practices and generate new links between TV and society.;
metadataTrad.dc.subject Midiatização; Jornalismo; Circulação; Televisão; Mediatization; Journalism; Circulation; Television;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-05-03;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6368;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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