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O duplo vínculo (midiático e religioso) nos circuitos-ambientes do pastoreio midiatizado

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metadataTrad.dc.contributor.author Cortes, Dinis Ferreira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4971580217025944;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ferreira, Jairo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O duplo vínculo (midiático e religioso) nos circuitos-ambientes do pastoreio midiatizado;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa apresentada no presente texto projeta-se dentro do campo de estudos sobre a midiatização da religião. Os objetivos desta investigação são: a) mapear os meios, circuitos, ambientes e dispositivos configurados pela instituição religiosa no processo de construção de seus públicos em processos midiáticos; b) identificar os processos sócio-antropológicos acionados nas interações entre instituição religiosa, lógicas midiáticas, atores e devotos; c) inferir sobre a semiose constituída nas interações entre instituições midiáticas, midiatizadas e atores. Como delimitação do material a ser investigado na pesquisa utilizaremos o ambiente midiático construído pela Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE) e do seu mentor Padre Robson de Oliveira. Este ambiente compreende: os programa Pai Eterno e programa Novena dos Filhos do Pai Eterno transmitidos pela Rede Vida de Televisão; as redes sociais Facebook e Instagram; o site de streaming Youtube; o site oficial da AFIPE; cartas enviadas aos associados; e aplicativos mobile. O método de investigação se apresenta em três argumentos: primeiro, a construção do caso de pesquisa, inferido em processos abdutivos; segundo, a dedução, compreendida como imersão nos empíricos a partir de proposições apresentadas; terceiro, a indução, consolidando inferências epistemológicas a partir das análises empíricas. As inferências epistemológicas são apresentadas em três dimensões: as bases antropológicas identificadas nas interações; a semiose acionada no circuito-ambiente analisado; e a midiatização e circulação como perspectiva conclusiva para a compreensão do objeto construído. Destacamos, dos resultados, que os processos midiático-interacionais estabelecem uma relação entre os devotos e a Igreja que sugerem um mutualismo, onde dádivas descendentes de promessa de cura através da instituição (Igreja), funcionam articuladas com o reconhecimento midiático proveniente da participação ascendente dos devotos, no ambiente constituído pela AFIPE. Através de processos de usos e apropriações de discursos dos devotos em redes digitais, e-mails, cartas e entrevistas são observadas compreensões inferenciais da presente ordem: narratividades e semióticas discursivas; o meio midiático como configuração de narrativas induzidas; a midiatização como dispositivo de poder; e o processo de trânsito interacional fundamentado na seleção e no controle regulatório tentativo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The research presented in this text is projected within the field of studies on the mediatization of religion. The objectives of this research are: a) to map the media, circuits, environments and devices configured from the religious institution in the process of building their audiences in mediatic processes; b) identify the socio-anthropological processes triggered in the interactions between religious institution, media logics, actors and devotees; c) to deduce about the semiosis constituted in the interactions between mediated, mediatized institutions and actors. As research delimitation, we will use the environment built from the Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE) and his mentor Father Robson de Oliveira. This environment includes: the Pai Eterno program and Novena dos Filhos do Pai Eterno program transmitted from Rede Vida de Televisão; social networks Facebook and Instagram; the YouTube streaming site; the official website of AFIPE; letters sent to members; and mobile applications. The research method is presented in three arguments: first, the construction of the research case, inferred in abductive processes; Second, the deduction, understood as immersion in the empirical ones from propositions presented; Third, the induction, consolidating epistemological inferences from the empirical analyzes. The epistemological inferences are presented in three dimensions: the anthropological bases identified in the interactions; The semiosis driven in the analyzed circuit-environment; And mediatization and circulation as a conclusive perspective for understanding the constructed object. We highlight from the results that the media-interaction processes establish a relationship between the devotees and the Church that suggest a mutualism, where descended from the promise of healing through the institution (Church), function in articulation with the media recognition from the upward participation of the Devotees, in the environment constituted from AFIPE. Through processes of use and appropriation of the speeches of devotees in digital networks, e-mails, letters and interviews, inferential understandings of the present order are observed: narratives and discursive semiotics; the media as a configuration of induced narratives; mediatization as a power device; and the process of interactional transit based on selection and tentative regulatory control.;
metadataTrad.dc.subject Circulação midiática; Mutualismo; Narratividades induzidas; Regulação tentativa; Midiatização; Induced narrativities; Media circulation; Mediatization; Mutualism; Tentative regulation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-04-24;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6367;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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