RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Importante para quem? um estudo sobre os critérios de noticiabilidade no jornalismo online a partir do comportamento do público em sites de redes sociais

Mostrar registro simples

Autor Corrêa, Carlos Alberto Teixeira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4784419333290287;
Orientador Bittencourt, Maria Clara Aquino;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1404759638253577;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Importante para quem? um estudo sobre os critérios de noticiabilidade no jornalismo online a partir do comportamento do público em sites de redes sociais;
Resumo A presente pesquisa busca analisar as mudanças pelas quais passam os critérios de noticiabilidade no ambiente do jornalismo online a partir de uma maior participação do público via sites de redes sociais. Para tanto, se utiliza do comparativo de parâmetros entre os jornalistas e o público. Enquanto toma como medida dos valores do jornalista as manchetes de capa dos sites do Correio do Povo e da Folha de S. Paulo, se baseia nas notícias mais compartilhadas pelo público a partir dos perfis oficiais dos dois veículos de comunicação nos sites de redes sociais Facebook e Twitter. Como metodologia, são utilizadas entrevistas com responsáveis pelos sites, observação e a criação de mecanismos de coleta de dados que possibilitam a comparação por meio de quatro variáveis: presença de editorias, posição na página, presença de valores-notícia e presença de valores-notícia detalhados. Verifica-se que na maior parte dos casos aqui analisados há consonância entre o jornalista e o público em relação aos critérios de importância, mas atenta-se para a importância das diferenças, também essenciais no processo, sugerindo-se que a questão não seja resumida a um ou outro.;
Abstract The present research seeks to analyze the changes that involve the newsworthiness criteria in the environment of online journalism from a now bigger participation of the public via social networking sites. To do so, it is used a comparative of parameters between journalists and the public. While taking as a measure of the journalist's values the headlines of the cover of the sites of the Correio do Povo and Folha de S. Paulo, is based on the most shared news by the public from the official profiles of the two communication vehicles on social network sites Facebook and Twitter. As a methodology, it is used interviews with site managers, observation and the creation of data collection mechanisms that allows the comparison through four variables: presence of editorials, position on the page, presence of news-values and presence of detailed news-values. It is verified that in the majority of the cases analyzed here there is consonance between the journalist and the public in relation to the criteria of importance, but it is attentive to the importance of the differences, also essential in the process, suggesting that the issue should not be summarized to one or the another.;
Palavras-chave Jornalismo online; Critérios de noticiabilidade; Valor-notícia; Compartilhamento de notícias; Sites de redes sociais; Newsworthiness criteria; News-value; News sharing; Social network sites; Online journalism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-03-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6344;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística