Resumo:
A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência, mas que pode vir a faltar caso as pessoas não tomem consciência de sua importância e não adotem Práticas Ambientalmente Sustentáveis (PAS). Levando em consideração a problemática apresentada, esta tese teve como objetivo analisar os antecedentes do comportamento de economizar água, considerando tanto a intenção quanto o comportamento real, além de fatores situacionais como, por exemplo, aumento da tarifa, racionamento e impacto direto. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se do método misto, combinando três estudos independentes, composto por um estudo exploratório com 18 participantes, uma survey com 1.073 estudantes e um experimento com 480 participantes. A pesquisa foi longitudinal, no sentido de que os participantes do experimento também haviam participado da etapa prévia (survey). Em todas as fases, os pesquisados eram estudantes de oito cursos da UNEMAT, Campus de Tangará da Serra. A análise dos resultados foi feita por intermédio de análise qualitativa exploratória para o Estudo 1 (estudo exploratório), Modelagem de Equações Estruturais para o Estudo 2 (survey) e Anova para o Estudo 3 (experimento). Posteriormente, foi realizada análise com Modelagem de Equações Estruturais para o Estudo 2 e 3 juntos (combinação survey e experimento). Os resultados encontrados nesta tese revelam que a intenção de economizar água não se converte em comportamento real; que a motivação financeira é um forte indutor da intenção comportamental, porém, para práticas diárias mais simples; e que os antecedentes que se destacaram foram normas subjetivas, controle percebido, frequência, atitude, consumo real passado. Esta tese contribui para a literatura de comportamento do consumidor e marketing ao propor e testar um modelo adaptado das Teorias da Ação para explicar a intenção de economizar água e o comportamento real do consumo de água; analisando de modo longitudinal, coletando dados dos mesmos respondentes em dois períodos de tempo; utilizando tanto respostas atitudinais (a opinião dos respondentes nas escalas de 1 a 7), quanto dados objetivos (o valor real do consumo em metros cúbicos obtidos através da conta de água); e fazendo a combinação de dois estudos, analisando os resultados da survey com o experimento, obteve-se um único modelo conceitual.