Resumo:
As redes sociais estão sendo utilizadas para realizar trabalhos colaborativos, utilizando a inteligência das multidões. Todos podem colaborar com ideias sem importar quando o farão ou a que distância estão. Nessa lógica, surgem iniciativas como o crowdsourcing, para resolução de problemas ou promoção de inovações, e o crowdfunding, para arrecadar recursos financeiros para iniciativas com fins específicos. Uma vez que os projetos de crowdfunding apresentam resultados de sucesso e insucesso dentro das plataformas existentes, o presente trabalho tem como tema as recompensas como estratégias para o sucesso de projetos de crowdfunding. O objetivo principal é compreender quais estratégias de recompensas se tornam diferenciais em projetos exitosos de crowdfunding, tendo como objeto de estudo as recompensas dos projetos de crowdfunding da plataforma Catarse. O estudo apresenta, em sua fundamentação teórica, os temas das multidões e crowdsourcing, crowdfunding e as recompensas como estratégias. Como caráter exploratório, o estudo utilizou a Análise Qualitativa Comparativa (QCA) valendo-se da Lógica Crisp-Set e da Lógica Fuzzy-Set para análise. Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se estratégias que contribuem para o sucesso do projeto, sendo elas: exclusividade, pré-compra e co-criação. Além disso, os resultados demonstram a necessidade de outros fatores para o sucesso do projeto. A identificação desse comportamento das estratégias de recompensas promove uma contribuição teórica à medida que aprofunda o estudo sobre as recompensas dos projetos, já que a temática é pouco explorada. Adicionalmente, os resultados da pesquisa apresentam orientações para que os empreendedores possam construir suas recompensas com base em estratégias que contribuam positivamente para o resultado.