Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar e compreender os processos de debate nas sessões comentadas realizadas na Ocupação Pandorga e na Sala Redenção, pensados na perspectiva de construção da cidadania comunicativa cinematográfica. Os conceitos que fundamentaram a investigação, essenciais para a realização do diálogo com o empírico na construção da análise, foram: recepção de cinema, espacialidades, cinefilia, cidadania comunicativa pensada para âmbito da recepção cinematográfica, midiatização, mediações, apropriações midiáticas e cineclubismo. Na concretização da pesquisa, foi realizada uma contextualização de aspectos relativos à constituição do circuito de cinemas de Porto Alegre, particularizando aqueles onde se realizam debates, considerando vínculos com elementos relativos ao contexto cinematográfico mais amplo, cineclubes, ocupações urbanas e de modo específico, o cenário da Ocupação Pandorga e da Sala Redenção. A dimensão metodológica da investigação foi construída na promoção do diálogo entre os campos teórico e empírico, num ir e vir que levou a constantes mudanças na investigação até estabelecer seu núcleo no momento dos debates. Os procedimentos metodológicos trabalhados foram de pesquisas teórica, de contextualização e pesquisa da pesquisa. A pesquisa empírica foi conduzida a partir de observações de sessões comentadas de cinema e de entrevistas, de distintas modalidades. Os resultados obtidos na investigação indicam que ambos os espaços têm potencialidades na construção de ações cidadãs no campo do cinema e são apontadas sugestões para que tanto a Ocupação Pandorga quanto a Sala Redenção possam avançar na direção de sessões comentadas de cinema cidadãs, em termos de uma cidadania comunicativa pensada para o campo cinematográfico.