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“O que um não sabia o outro sabia, e assim fomos juntando nossos conhecimentos”: o PDG como metodologia ativa no desenvolvimento dos letramentos e na legitimação de comunidades de prática

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Autor Matias, Joseane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5104995752529315;
Orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “O que um não sabia o outro sabia, e assim fomos juntando nossos conhecimentos”: o PDG como metodologia ativa no desenvolvimento dos letramentos e na legitimação de comunidades de prática;
Resumo Produzir textos na escola é uma tarefa desafiadora, na medida em que é preciso levar os alunos a pensarem a escrita de forma significativa na sociedade da qual fazem parte, considerando a multimodalidade dos gêneros textuais, assim como o engajamento dos indivíduos em diferentes comunidades de prática. Esse desafio fica ainda maior quando envolve o uso da tecnologia, já que não se pode excluí-la da sala de aula. O gênero roteiro de documentário é uma possibilidade de promover a produção de textos aliada ao uso da tecnologia. Assim, o trabalho a ser apresentado teve como foco compreender a repercussão da adoção do Projeto Didático de Gênero como metodologia ativa, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no tocante ao desenvolvimento dos letramentos e à construção de sua identidade dentro das comunidades de prática em que atua, quando esse dispositivo de ensino possibilita a legitimação de comunidades de prática em sala de aula. Dessa forma, também reforça a importância do papel do professor de Língua Materna como mediador do desenvolvimento dos letramentos, por meio da interação, inclusive em meios digitais, em uma perspectiva socialmente inclusiva e crítica. Como base teórica, o estudo apresenta a concepção social de aprendizagem, o conceito de comunidades de prática a partir de Wenger (2001), os estudos de letramentos, de acordo com Street (2008, 2012), Barton & Lee (2015), Kleiman (1995, 2007, 2014), bem como o Projeto Didático de Gênero enquanto dispositivo de ensino (Guimarães e Kersch, 2014, 2015), que tem como pano de fundo o Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2009). Por meio da análise das produções realizadas ao longo do projeto, foi possível perceber a evolução dos alunos no que se refere ao domínio do gênero e aos diferentes letramentos. Tais avanços não foram desenvolvidos individualmente, mas sim de forma coletiva. Por isso, foi possível avaliar que esses estudantes constituíram comunidades de prática, entendidas aqui como fundamentais para a construção dos conhecimentos que estiverem em jogo.;
Abstract Producing texts at school is a challenging task, since it is necessary to lead students to think about writing in a meaningful way in the society in which they are part of, considering the multimodalities of the text genres as well as people´s engagement in different communities of practice. This challenge becomes even greater when it involves the use of technology. After all, it cannot be excluded from the classroom. The documentary script genre is a possibility to promote the production of texts allied to technology use. Thus, the work to be presented focused on to understand the repercussion of the adoption of a Didactic Project with text genres, as an active methodology in the teaching and learning process of the students, regarding the development of literacy and the construction of their identity, when this teaching device enables the legitimation of communities of practice in the classroom. Thereby, it also reinforces the importance of mother tongue teacher´s role as mediator of the development of literacy through interaction, including digital media, in a social perspective. As theoretical basis, the study presents the social conception of learning, the concept of communities of practice from Wenger (2001), the literacy studies according to Street (2008, 2012), Barton & Lee (2015), Kleiman (1995, 2007,2014), as well as the Didactic Project of text genres as a teaching device (Guimarães and Kersch, 2014,2015), that has Bronckart's Sociodiscursive Interactionism (2009) as its background. Through the analysis of the productions carried out throughout the project, it was possible to perceive students´evolution with regard to the genre and the different literacies. Such advances were not developed individually but collectively. Therefore, it was possible to evaluate that these students constituted communities of practice, understood here as for the construction of knowledge that was at stake.;
Palavras-chave Letramentos; Comunidades de prática; Ensino; Gêneros de texto; Literacy; Communities of practice; Teaching; Text genres; PDG;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-02-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6308;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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