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Diretrizes para certificação LEED: o estudo de caso da Escola SESI de Ensino Médio

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Autor Silva, Tiago Bitelo da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2346681983316031;
Orientador Medeiros, Daniel Reis;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4633003811292169;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Diretrizes para certificação LEED: o estudo de caso da Escola SESI de Ensino Médio;
Resumo A sustentabilidade na construção civil ganha importância com o avanço da degradação ambiental e a necessidade premente em se otimizar recursos. Sendo este um dos setores cujo impacto no meio ambiente é dos mais significativos, prover ações que reduzam o consumo de materiais e aumentem a eficiência energética das construções tornou-se uma importante diretriz na concepção de empreendimentos. Para ratificar as ações sustentáveis empregadas, surgiram as certificações ambientais, em uma abordagem na qual pode-se, de certa forma, pontuar o quanto um edifício é sustentável. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral estabelecer diretrizes de projeto para a certificação ambiental de edifícios LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Schools de um edifício de uso educacional, através do estudo de caso da escola SESI de Ensino Médio, a ser construída na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Através da aplicação do check-list do LEED for Schools, foram identificados quais os critérios são atendidos pelo referido estudo de caso e quais deveriam ser contemplados, para viabilizar a certificação do empreendimento. Ao final do trabalho são apresentadas diretrizes de projeto a serem seguidas, conforme os níveis de certificação do LEED e um guia para certificação de outros empreendimentos educacionais. A análise deste estudo de caso demonstra a necessidade de adaptação dos projetos à normas técnicas norte-americanas e a importância da relação entre o projeto e a vizinhança onde é inserido, a necessidade de busca de materiais com certificado de origem e o atendimento a níveis de desempenho energético. Tais fatos demonstram que a busca pela certificação traz modificações de grande impacto nos projetos de instalações principalmente e a localização do empreendimento pode contribuir significativamente para sua viabilização.;
Abstract Sustainability in construction has a lot of importance with the advancement of environmental degradation and the urgent necessity to optimize resources. This is being one of the sectors which impact on the environment is the most significant, and provide actions that reduce material consumption and increase energy efficiency of buildings has become an important guideline in designing projects. To ratify the sustainable actions employed, there were the environmental certifications, in an approach which can, in a way, quantify how much is a building sustainable. This study has the general objective to establish design guidelines for LEED certification in the Schools category, through the case study of SESI´s High School project, to be built in the city of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. By applying the check-list of LEED for Schools, the criteria already attended by the project have been identified and also the ones that should be attended. At the end of this work design guidelines are described, according to the certification levels of LEED. The analysis of this case study demonstrates the need to adapt the project to the US technical standards and the importance of the relationship between the project and the neighborhood where it is inserted, the use of certified materials and the attendance to high performance levels of energy efficiency. These facts demonstrate that the quest for certification brings great impact of changes in the projects and that the location of the project can contribute significantly to it’s viability .;
Palavras-chave LEED; Construção civil; Certificação ambiental de edifícios; Arquitetura escolar; Projeto sustentável; Construction; Environmental certification of buildings; Scholar architecture; Sustainable design;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-11-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6307;
Programa Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo;


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