Resumo:
Objetivo: Propor uma padronização da gestão do processo de auditoria interna para a melhoria da qualidade dos serviços de um hospital privado na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Método: Pesquisa transversal, cujos dados foram coletados de maneira prospectiva, por meio da análise de 200 prontuários, após a alta dos pacientes internados em uma das unidades de atendimento clínico-cirúrgicas, no período de agosto a outubro de 2016, a fim de identificar as glosas ocorridas no período. Resultados: Verificou-se que a categoria com maior quantidade de glosas é a de técnico em enfermagem, sendo o turno da tarde o de maior ocorrência delas. Os erros de prescrição médica foram prevalentes, totalizando 56,3% do total; entre eles, os medicamentos suspensos representaram 80,6%. Os erros de enfermagem mais frequentes são os de prescrição de cuidados realizados e não checados, representando 62,5% do total. As glosas mais encontradas das contas auditadas foram em relação aos custos dos procedimentos remunerados. Para minimizar as glosas, foram sugeridos: encontros semanais entre enfermeiros auditores e a equipe assistencial, criação de um checklist para o carro de emergência e dispensação de medicações por dose unitária. Conclusão: Fica clara a necessidade de implantar um processo de auditoria, atrelando qualidade assistencial e cobranças hospitalares ao cotidiano dos enfermeiros.