Resumo:
A Computação Ubíqua estuda o desenvolvimento de técnicas que visam integrar perfeitamente a tecnologia da informação ao cotidiano das pessoas, de modo que elas sejam auxiliadas pelos recursos tecnológicos no mundo real, de forma pró-ativa, enquanto realizam atividades diárias. Um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento deste tipo de aplicação é a questão da Sensibilidade ao Contexto, que permite a uma aplicação adaptar o seu funcionamento conforme o contexto no qual o usuário se encontra. Com o desenvolvimento de sistemas que utilizam informações de contextos armazenados anteriormente, foram surgindo bases de dados que armazenam os Históricos de Contextos capturados ao longo do tempo. Muitos pesquisadores têm estudado diferentes formas para realização de análises nestes dados. Este trabalho aborda um tipo específico de análise de dados em históricos de contextos, que é a busca e acompanhamento de padrões. Deste modo, é proposto um modelo denominado CHSPAM (Context History Pattern Monitoring) que permite a realização de descoberta e acompanhamento de padrões sequenciais em bases de Históricos de Contextos, fazendo uso de técnicas de mineração de dados já existentes. O diferencial deste trabalho é o uso de uma representação genérica para o armazenamento de contextos, permitindo sua aplicação em múltiplos domínios. Outro diferencial é que o modelo realiza o acompanhamento dos padrões descobertos durante o tempo, armazenando um histórico da evolução de cada padrão. Um protótipo foi implementado e, a partir dele, foram realizados três experimentos. O primeiro foi utilizado para avaliar as funcionalidades e serviços oferecidos pelo CHSPAM e foi baseado em dados sintéticos. No segundo, o modelo foi utilizado em uma aplicação de predição e o acompanhamento de padrões proporcionou ganhos na precisão das predições quando comparado ao uso de padrões sem acompanhamento. Por fim, no terceiro experimento, o CHSPAM foi utilizado como componente de uma aplicação de recomendação de objetos de aprendizagem e a aplicação foi capaz de identificar objetos relacionados aos interesses de alunos, utilizando como base o acompanhamento de padrões.