Resumo:
O estudo que apresentamos aqui mostra os resultados de um projeto pedagógico de mobilidade estudantil para alunos de espanhol do Ensino Médio do curso de Viticultura e Enologia. O curso é ofertado em uma escola brasileira, do interior do Rio Grande do Sul, pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Tendo em vista que são ainda poucas as produções científicas que discutem o papel das línguas adicionais em instituições de ensino tecnológicas e, ainda menos, as que se propõem a refletir sobre a aprendizagem de espanhol em ditas instituições, esta pesquisa vem a colaborar com a redução dessa lacuna. Além disso, as pesquisas que tratam do ensino de espanhol no Brasil muitas vezes não se debruçam sobre a relevância dessa língua (e também do português) como um dos elementos essenciais para a construção da cidadania e identidade regionais da Bacia do Prata ou, mais amplamente, do MERCOSUL. Assim, este trabalho se propõe a analisar, enquanto representações, os discursos avaliativos dos alunos sobre o intercâmbio de que participaram na Escuela Tecnológica Argentina, localizada em Río López, no estado de Mendoza, Argentina. Visa a julgar, ainda, os efeitos do projeto pedagógico, entendido como gestão de línguas, inserida numa política linguística educativa que buscou não apenas contribuir com a educação linguística dos alunos e com seus saberes da área técnico-profissional, mas também com sua formação geral, como cidadãos. A fim de atingirmos nossos objetivos, foram realizadas entrevistas com questões focais semiestruturadas, as quais geraram os dados que compõem o corpus da análise. Esses dados foram analisados com base nas estratégias metodológicas da Teoria Fundamentada, segundo a qual as questões de pesquisa surgem dos dados e estes devem ser observados a partir da perspectiva dos participantes. Os achados da investigação mostram que os estudantes apontaram cinco principais categorias analíticas, quais sejam, a) mobilidade, b) identidade cultural, c) estereótipos, d) qualificação profissional e e) novo ambiente linguístico. Também resulta da pesquisa o entendimento de que o projeto pedagógico foi uma alternativa efetiva para diversos aprendizados, entre eles, despertar a consciência dos estudantes para a formação de uma cidadania regional.