Resumo |
O mundo contemporâneo, a partir da difusão tecnológica, tem cada vez acesso às informações, é possível dizer que o estimulo à globalização se dá, fundamentalmente, em virtude da inovação dos meios de comunicação. O objetivo desta monografia é compreender os desafios da comunicação interna estabelecidos entre a liderança e equipes virtuais. A comunicação interna e todas as suas implicações são amplamente discutidas há diversas décadas, pois são fundamentais para a sobrevivência das organizações. Portanto, é consenso, entre os autores abordados neste estudo, que diante de toda essa nova dinâmica estabelecida pelo surgimento de interações virtuais no ambiente de trabalho, que é fundamental e de suma importância aprofundar estudos no que tange os desafios da comunicação virtual e gestão de equipes virtuais, visto que o tema é recente e que, por isso, necessita de outras linhas teóricas para o seu enriquecimento. Como metodologia adotada neste estudo, optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa com o método de estudo de caso, foi aplicado em equipe composta por sete representantes farmacêuticos de uma das mais importantes indústrias do seguimento, a equipe atua em diversas regiões do estado do Rio Grade do Sul. Os principais resultados obtidos concluem que a comunicação interna entre lideres e equipes virtuais se assemelha as equipes presencias. Contudo, dá-se mais ênfase a necessidade de clareza e objetividade, visto que a comunicação acontece quase que totalmente em ambiente virtual. Ainda, ressalta-se importância do e-líder para gerir a equipe de forma coerente e inspiradora, escolhendo os canais e as ferramentas digitais adequadas, para alcançar uma comunicação organizacional eficiente que atenda aos objetivos organizacionais.; |