Resumo:
O acirramento da competitividade no ambiente industrial, relacionado ao fenômeno da globalização, direciona as organizações a buscar continuamente otimizar seus negócios. Um mercado formado por clientes cada vez mais exigentes sob o ponto de vista de preços, atendimento, qualidade e tecnologia, somado a uma competição com empresas internacionais tende a apresentar dificuldades para a competição das empresas brasileiras. Este cenário econômico aponta para o acirramento da competição através do aumento da variedade de produtos e da redução do tamanho dos lotes de fabricação. O referencial teórico busca apresentar os principais aspectos teóricos acerca do impacto que a variedade de produtos causa sobre os sistemas produtivos e também as principais metodologias e técnicas que auxiliam no entendimento e padronização do portfólio de componentes. A partir desde cenário, o presente trabalho propõe um método geral para implantação de um programa de padronização que tem por objetivo auxiliar na redução de variedade de componentes, mantendo a mesma diversidade de produtos ofertados ao mercado. O método de pesquisa foi o Design Research e a etapa empírica do trabalho foi realizada em uma empresa do setor metal-mecânico, localizada em Farroupilha (RS). O método proposto teve como base cinco fontes de informação: i) os conceitos e técnicas existentes no âmbito da literatura; ii) proposições teóricas da pesquisa; iii) conhecimento empírico de um grupo de especialistas, que avaliou o método antes de sua aplicação; iv) contribuição dos profissionais da empresa e do próprio pesquisador a partir da aplicação do método; e v) a avaliação do método a partir da aplicação do mesmo em ambiente empresarial. Ao término do estudo, chegou-se a uma proposta final de método que está disponível para novas aplicações.