Resumo:
O objetivo desta tese foi construir um modelo de mensuração de desempenho aplicável a cadeias de suprimentos da indústria automotiva. A concepção do modelo foi baseada nos cinco processos SCOR: planejar, fornecer, produzir, distribuir e retornar, sob o enfoque das principais dimensões competitivas em estratégias de produção: custo, flexibilidade, entrega, qualidade e serviços. O método de pesquisa foi a modelagem. O modelo proposto foi aplicado em três semestres consecutivos da operação de uma cadeia de suprimentos composta por uma empresa focal, três fornecedores e três distribuidores. Pela realização de grupos focais com os gestores da cadeia, foram identificados os processos SCOR e as dimensões competitivas prioritárias, com o auxílio do método multicriterial Analytic Hierarchy Process (AHP). Com a elaboração do quadro de indicadores foi possível capturar os desempenhos obtidos pelos elos da cadeia nos três períodos analisados. Para as comparações e totalização dos resultados, os índices obtidos foram relativizados em função dos objetivos de desempenho atribuídos às empresas da cadeia. Por fim, foi desenvolvido um comparativo temporal com os desempenhos globais, onde foram discutidos os comportamentos e lacunas de cada processo SCOR e de cada dimensão competitiva. Os resultados finais proporcionaram a estruturação de um modelo conceitual de mensuração de desempenho, que aplicado em uma cadeia de suprimentos da indústria automotiva apontou os seguintes resultados: no segundo semestre de 2014 o desempenho da cadeia foi 65,49 %, com uma lacuna de 35,41 pp., neste período, os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva qualidade; no primeiro semestre de 2015 o desempenho da cadeia foi 68,79 %, com uma lacuna de 31,21 pp., onde os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva custo; no segundo semestre de 2015 o desempenho da cadeia foi 73,37 %, com uma lacuna de 23,63 pp., e os melhores desempenhos foram verificados no processo planejar e na dimensão competitiva custo.