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Uma proposta de representação linguístico-computacional da negação com vistas à análise de sentimentos em contexto de ensino e aprendizagem on-line

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Autor Belau, Francini Scipioni;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4206911976162886;
Orientador Alves, Isa Mara da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4118926626764248;
Co-orientador Rigo, Sandro José;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3914159735707328;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Uma proposta de representação linguístico-computacional da negação com vistas à análise de sentimentos em contexto de ensino e aprendizagem on-line;
Resumo A temática deste trabalho estabelece um diálogo entre as áreas da educação a distância, linguística e processamento automático das línguas naturais (PLN). A proposta é responder às seguintes questões norteadoras: (i) como a negação da emoção se manifesta na superfície da língua? E (ii) que regras computacionais expressam a negação da emoção?. A metodologia do trabalho segue o proposto por Dias-da-Silva (2006), que organiza os trabalhos em PLN em três domínios de investigação complementares: (i) linguístico, (ii) linguístico-computacional e (iii) computacional. No primeiro domínio, o linguístico, descreve-se o fenômeno da negação e o seu uso. No domínio linguístico-computacional, vamos representar os padrões percebidos para orientar os especialistas a codificarem essas regras em uma linguagem computacional. Para propor a descrição linguístico-computacional dos modos de expressão da negação, a partir de um corpus construído em contexto de ensino a distância com base nos relatos diários e fóruns dos alunos, utilizamos como base a teoria abordada por Maria Helena de Moura Neves (2011). A etapa computacional, que prevê a implementação do sistema, é própria do informata e não será contemplada neste trabalho, será realizada por grupo de pesquisa parceiro em colaboração com a empresa GVDasa. Ao todo foram criadas 11 regras linguístico-computacionais que possibilita dar conta das propriedades linguísticas identificadas ao responder a questão (i) de pesquisa. As regras visam a contribuir para que um sistema computacional possa localizar os fenômenos da negação em textos e verificar a existência de inversões de polaridade e emoção.;
Abstract The thematic of this work establishes a dialogue between the fields of distance learning, linguistics, and natural language processing (NLP). The proposal is to answer the following guiding questions: (i) how does the negation of emotion manifest itself on the surface of the language? and (ii) which computational rules express the negation of emotion? The methodology of this work follows the proposed by Dias-da-Silva (2006), who organizes the works in NLP in three complementary domains of investigation: (i) linguistics, (ii) computational-linguistics, and (iii) computational. In the first domain, the linguistic domain, the phenomenon of denial and its use is described. In the linguistic-computational domain, we will represent the perceived patterns in order to guide the experts to encode these rules in computational language. In order to propose the linguistic-computational description of the forms of expression of negation, through a corpus built in a distance learning context based on daily reports and students’ forums, we take as a base the theory approached by Maria Helena de Moura Neves (2011). The computational phase which forecasts the implementation of the system is pertinent to the computing technician and it will not be contemplated in this work, but it will be performed by a partner research group in collaboration with the GVDasa company. Altogether, 11 linguistic-computational rules were created that make it possible to account for the linguistic properties identified when answering the research question (i). The rules aim to contribute with a computational system to locate the phenomenon of negation in texts and verify the existence of inversions of polarity and emotion.;
Palavras-chave Educação a distância; Learning analytics; Análise de sentimento; Negação; Distance education; Learning analytics; Sentiment analysis; Negation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-01-11;
Agência de fomento Gvdasa - Inteligência Educacional;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6090;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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