Autor |
Lauxen, Débora Hansen; |
Orientador |
Beuter Junior, Nelson; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2350473493996345; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Redução da exposição a compostos orgânicos voláteis no abastecimento de veículos: estudo de caso avaliando o posicionamento do trabalhador; |
Resumo |
Foi avaliado o ambiente de trabalho durante o abastecimento de veículos num posto revendedor de combustível (PRC), visando avaliar a redução da exposição do trabalhador com os compostos orgânicos voláteis (COV) contidos no vapor da gasolina somente com o correto posicionamento do trabalhador durante a realização do abastecimento de veículos. Dentre os compostos orgânicos voláteis salientam-se devido seus graus de toxicidade o benzeno, o etilbenzeno, o tolueno e o xileno (BETX). As variáveis controladas no estudo foram a temperatura de bulbo seco, a temperatura de bulbo úmido, a temperatura de globo, a umidade, a pressão atmosférica, a velocidade do ar, o nível do tanque do veículo abastecido e a quantidade de COV (valores médios e máximos). Foi constatado que os maiores valores de COV observados foram durante o abastecimento com o trabalhador de costas para o vento, isto é, de forma que o vento passe por trás do trabalhador. Porém pode-se perceber que em nenhum dos posicionamentos avaliados os valores de COV foram totalmente nulos, indicando que somente com esta medida de controle não é possível cumprir a NR-15 (considera que para o benzeno não existe um valor considerado seguro de exposição).; |
Abstract |
This study evaluated the work environment during a refueling of vehicles in a fuel station to assess, on the workers that are in the correct position during the refueling of the vehicles, the reduction of their exposure to volatile organic compounds (VOC) contained in the vapour gasoline. Among the volatile organic compounds stands out, due to their degree of toxicity, the organics benzene, ethylbenzene, toluene and xylene (BETX). The controlled variables in the study were the temperature of the dry bulb, the temperature of the wet bulb, the globe temperature, the humidity, the atmospheric pressure, the velocity of the air, the tank level of the fueled car and the quantity of VOCs (average and maximum values). It was found that the higher values of the VOCS observed were during the refueled when the worker was back to the wind, that is, when the wind passed from behind the worker. However, it can be seen that in none of the positions evaluated, the values of VOCs were totally null, indicating that just this control measure alone cannot fulfill the Regulatory Standard NR-15 (It is considered that for benzene there is no safe exposure value).; |
Palavras-chave |
Abastecimento; Compostos orgânicos voláteis; COV; Gasolina; Posicionamento seguro; Higiene ocupacional; Refueling; Volatile organic compounds; VOC; Fuel; Secure positioning; Occupational hygiene; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6071; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Engenharia de Segurança do Trabalho; |