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Práticas de matemática inventadas nas tramas da mídia impressa: uma análise da revista Nova Escola

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Autor Klagenberg, Caroline;
Orientador Pinheiro, Josaine de Moura;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5150404922573274;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Práticas de matemática inventadas nas tramas da mídia impressa: uma análise da revista Nova Escola;
Resumo Este artigo teve como objetivo analisar discursos produzidos pela Revista NOVA ESCOLA e identificar possíveis marcas que possam situá-la como instituidora de práticas e posturas pedagógicas entre professores de Matemática, baseada na grande abrangência e fácil acesso que a Revista tem nas Escolas Públicas. A metodologia adotada foi análise de discurso, nesta pesquisa que tem cunho documental. O material empírico analisado foi composto de 16 (dezesseis) edições da Revista Nova Escola, no período de dezembro/janeiro de 2015 a junho/julho de 2016. O domínio teórico que sustenta a pesquisa é de inspiração foucaultiana, vinculada à teorização de Michael Foucault, cuja ferramenta analítica é o discurso. A análise sobre o material pesquisado apontou que há uma recorrência discursiva nas reportagens da Revista NOVA ESCOLA, que converge para uma mídia instituidora de práticas e posturas pedagógicas entre professores de Matemática, tais como práticas pertencentes às seguintes categorias: 1) Matemática? Socorro!; 2) Matemática: um problema que tem solução; e 3) A arte de construir através da realidade. Essas categorias caracterizam, respectivamente, a matemática que precisa de ajuda e apoio para os professores. É um conteúdo difícil, mal elaborada, cheia de erros pelos alunos, e suas práticas se resumem às construídas com os conhecimentos prévios do aluno e questionamentos dos professores.;
Abstract This article aims to analyze discourses produced by the magazine NEW SCHOOL and identify possible marks that can situate it as instituting practices and pedagogies between mathematics teachers, based on wide-ranging and easy access to the Journal has in the Public Schools. The methodology used was discourse analysis, this research has documentary nature. The empirical material analyzed consisted of 16 (sixteen) editions of the magazine New School, from December / January 2015 to June / July 2016. The theoretical domain which the study is Foucault's inspiration, linked to the theory of Michael Foucault whose analytical tool is speech. The analysis of the material researched pointed out that there is a discursive recurrence in the journal NEW SCHOOL reports that converges to a founding media practices and pedagogies between mathematics teachers, such as belonging practices the following categories: 1) Mathematics? Help!; 2) Mathematics: a problem that has a solution; and 3) the art of building through reality. These categories are characterized, respectively, mathematics who needs help and support for teachers. It is a difficult content, poorly prepared, full of mistakes by the students, and their practices are limited to built with the prior knowledge of the student and teacher questions.;
Palavras-chave Discurso; Matemática; Professor; Nova Escola; Speech; Mathematics; Teacher; New school;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6064;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


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