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Aplicação e beneficios da metodologia ativa (ABP) em disciplina gamificada de uma Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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Autor Ribeiro, Alexandro Luis do Nascimento;
Orientador Seidel, André;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Aplicação e beneficios da metodologia ativa (ABP) em disciplina gamificada de uma Pós-Graduação em Engenharia de Produção;
Resumo As mudanças sociais geradas pelas inovações tecnológicas, demandam um novo perfil profissional dos alunos oriundos dos cursos de engenharia. Requisitos como uma atitude mais colaborativa, inovadora e criativa fazem parte de um perfil desejado pelas empresas e incentivam a reflexão sobre os métodos de ensino utilizados pelos cursos de pós-graduação. O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento sobre a metodologia de ensino ativa com abordagem de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) e apresentar uma reflexão sobre a sua aplicação em uma disciplina de um curso de pós-graduação em Engenharia de Produção. O estudo de caso estruturado por pesquisa descritiva em sala de aula no transcorrer da disciplina Sistemas de Produção Enxutos (SPE) visa avaliar a aplicação destes métodos na formação do aluno. Com uma disciplina gamificada, preparada para inserir conteúdos de ensino após solução de problemas em jogo de montar que simula um processo de produção industrial, os alunos puderam ter a experiência de vivenciar as dificuldades de implantação de SPE, mas em contrapartida puderam desenvolver a capacidade de resolver problemas em grupo. Houve grande aderência dos conceitos de sistemas de produção enxutos pelos alunos, além da satisfação em participar de atividade prática de ensino.;
Abstract The social changes generated by technological innovations, require a new professional profile of students from the engineering courses, skills as a more collaborative attitude, innovative and creative are desired profiles by companies and encourage reflection on the learning methods used by postgraduate course in engineering. The purpose of this article is to deepen the knowledge of the active learning methodology with focusing problem-based learning (PBL) and present an analysis of its benefits in gamified discipline of postgraduate course in Production Engineering. The study of structured case in descriptive research into the classroom during the discipline of Lean Manufacturing System (LMS) aims to evaluate the benefits of these methods in the students formation. With the gamified discipline, prepared to insert learning contents after a building game troubleshooting that simulates an industrial production process, the students could have the experience of living the difficulties of introducing the LMS. In the other hand, students could interact, experience group troubleshooting and change knowledge and experiences with facilitator. There was a great adherence to the LMS contents by the students, along with the satisfaction in participate of a real learning activity.;
Palavras-chave Metodologia de aprendizagem ativa; Gamificação; Aprendizagem baseada em problemas (ABP); Sistemas enxutos de produção; Active learning methodology; Gamification; Problem-based learning (PBL); Lean manufacturing system; Postgraduate course in production engineering;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6060;
Nivel MBE;
Curso Engenharia de Produção e Sistemas;


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