Autor |
Raimann, Michele Maria; |
Orientador |
Giorgi Filho, Raimundo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5555570351180633; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O projeto próximo do cliente: o processo de projetar arquitetura como experiência de consumo; |
Resumo |
Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema do Design Estratégico, com ênfase na etapa de metaprojeto, procurando associá-lo da área da arquitetura comercial, como forma de aproximação do cliente com o projeto arquitetônico. A sua motivação está relacionada a uma proposta de abordagem à complexidade que
precisa ser gerenciada pelos arquitetos ao longo dos processos de projetos desta natureza. Esses processos densos e repletos de incertezas sugerem uma maior valorização de ferramentas que aprofundem seu conhecimento em relação a todas as variáveis de projeto antes de partir para soluções arquitetônicas, tornando-o mais
apto a gerenciá-las criativamente rumo ao projeto em si. Como metodologia de trabalho foi utilizado o relato de um estudo de caso de aplicação do metaprojeto em um projeto real realizado por um escritório de arquitetura e design. Como resultado final foi criada uma plataforma de interação entre cliente e arquiteto, como um percurso processual de co-criação de diretrizes projetuais. Ao final das análises, concluímos que é realmente favorável a utilização dessa abordagem, visto que a mesma representa um melhor resultado de projeto. Este resultante da utilização de uma plataforma que considera além do potencial de inovação dessa metodologia, o estreitamento do relacionamento entre os integrantes de uma equipe multidisciplinar
de projeto e uma experiência diferenciada de consumo de projetos de arquitetura.; |
Abstract |
This is a qualitative study that addresses the issue of Strategic Design, with emphasis on meta-project phase, trying to associate it in the field of commercial architecture, as an approximation of the client with the architectural design. The motivation is related to a proposed approach to complexity that needs to be managed by architects throughout the processes of projects of this nature. These processes dense and full of uncertainties suggest a greater appreciation of tools that deepen
their knowledge regarding all design variables before architectural solutions, making it better able to manage them creatively into the project itself. As a working method to report a studies case of application of meta-project in a real project conducted by an
architectural firm. As a final result an interaction platform between client and architect was created, as a procedural route of co-creation of projective guidelines. At the end of the analysis, we conclude that it is really favorable to use this approach, since it represents a better outcome of the project. The result of using a platform that also
considers the potential for innovation of this methodology, the closer relationship among members of a multidisciplinary project team and a differentiated consumer experience of architectural designs.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Metaprojeto; Arquitetura comercial; Plataforma de interação; Strategic design; Meta-project; Commercial architecture; Interaction platform; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2014; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6055; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Design Estratégico; |