Resumo:
O desenvolvimento de habilidades de programação de sistemas computacionais é uma necessidade crescente, devido ao amplo uso de recursos computacionais nas mais diversas áreas. Ao mesmo tempo, é conhecida a deficiência existente quanto à quantidade de profissionais sendo graduados nesta área. Alguns estudos indicam dificuldades dos estudantes e ao mesmo tempo falta de metodologias adequadas como possíveis elementos contribuindo para este contexto, corroborando a necessidade de desenvolvimento de pesquisas sobre o aprendizado de linguagens de programação. Entre as possíveis soluções para este problema de motivação, o desenvolvimento de um ambiente gamificado como ferramenta de ensino para linguagens de programação vem sendo explorado em projetos de pesquisa e também em opções comerciais. Uma das deficiências observadas nestas inciativas é justamente a falta de suporte aos professores para acompanhamento da evolução dos alunos. Buscando atender esta necessidade, o presente trabalho propõe um ambiente de apoio ao ensino de lógica de programação cujo diferencial é a inclusão de recursos de análise do comportamento dos alunos, voltados para o apoio ao professor. Desta forma, o trabalho proposto alia aos jogos eletrônicos o monitoramento on-line de suas etapas, através do uso de técnicas de mineração de dados educacionais. Com base em um framework para Gamificação, foi definido e desenvolvido um ambiente Web para ensino da linguagem Lua, com aspectos de Gamificação e Mineração de Dados Educacionais. Este ambiente foi utilizado em avaliações com alunos do ensino técnico, tendo sido observados resultados promissores nos aspectos motivacionais. As avaliações envolvendo a identificação de vantagens geradas para os professores com uso dos dados sobre o comportamento dos alunos também foram positivas e indicam um bom potencial para esta abordagem.