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Análise de enunciações de alunos do magistério sobre a matemática escolar

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Autor Chitolina, Ivonete Teresinha;
Orientador Pinheiro, Josaine de Moura;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5150404922573274;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise de enunciações de alunos do magistério sobre a matemática escolar;
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar enunciações encontradas nas expressões sobre o imaginário de alunos do magistério em relação à Matemática. A pesquisa desenvolveu-se utilizando como instrumento de coleta de dados questionamentos realizados com alunos do magistério. O questionário foi aplicado também a profissionais responsáveis pela supervisão e orientação dos estágios. A metodologia utilizada foi uma análise documental. As análises ocorreram por agrupamentos de idades dos alunos e por recursividades observadas nas respostas. As análises das enunciações envolvem experiências, documentos, práticas do Ensino e Currículo da Matemática sob uma perspectiva teórica que tem inspiração na teoria de pós- estruturalista, mais precisamente voltada para a ferramenta teórica: enunciações. As análises apontaram para as diferentes Matemáticas existentes dentro e fora do currículo escolar, como por exemplo, a referência ao algoritmo da multiplicação e a ideia de conjuntos multiplicativos que se encontram em atividades cotidianas em diferentes áreas, assim como as operações que envolvem divisibilidade, entre experiências de práticas, desenvolvidas sem o conhecimento científico, nem sistematização, estando apenas embasadas em fatos e em experimentos. Estes exemplos se mostraram nas respostas apesar das diferentes épocas, que distam por vezes décadas. A teoria, o imaginário, a prática, por sua maioria, são legitimadas de tal maneira que se mantiveram no imaginário com características parecidas no que diz respeito a formalização, aos exercícios descontextualizados, a importância de saber a tabuada, a aplicabilidade dos conteúdos matemáticos contidos no Currículo escolar, em relação à prática vivenciada.;
Abstract This work aims to analyze utterances found in the expressions related to the imaginary of the students of the magisterium in relation to mathematics. The research was developed using questions such as data collection instrument performed with teaching students. The questionnaire was also applied to professionals responsible for the supervision and guidance of the stages. The methodology used was documentary analysis. The analysis took place by groups of ages of students and recursions observed in the responses. The analysis of utterances involve experiences, documents, teaching practices and curriculum of Mathematics from a theoretical perspective that is inspired by the post-structuralist theory, more precisely focused on the theoretical tool: enunciations. The analysis pointed to the different Mathematics in and out of the school curriculum, such as the reference to the multiplication algorithm and the idea of multiplicative sets that are in daily activities in different areas, as well as operations involving divisibility between practical experience, developed without the scientific knowledge or systematization, being only informed on facts and experiments. These examples are shown in the answers despite the different times that are distant sometimes decades. The theory, the imaginary, the practice, for the most part, are legitimated in a way that remained in the imaginary with similar characteristics regarding the formalization, the decontextualized exercises, the importance of knowing the multiplication tables, the applicability of the contained mathematical content in the school curriculum in relation to experienced practice.;
Palavras-chave Imaginário; Magistério; Matemática; Experiências; Currículo; Imaginary; Curriculum; Magisterium; Mathematics; Experiences;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016-09-23;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6043;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


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