Autor |
Xavier, Ademilson dos Santos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0682844595499379; |
Orientador |
Wander, Paulo Roberto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3438508833347823; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Influência do clima no desempenho energético de condicionador de ar com tecnologia VRF em condição de carga parcial para hotéis; |
Resumo |
Estudos recentes mostraram que uma grande parte da energia elétrica consumida no Brasil destina-se a edificações do setor Comercial e Público. Observando-se que o sistema de HVAC (Heating, Ventilation, and Air Conditioning) apresenta relevante papel no quadro final do consumo energético em edificações, a determinação de seus requisitos mínimos de eficiência energética torna-se o fator chave para o sucesso de qualquer programa de certificação energética em construções. Esse trabalho tem como objetivo avaliar de que forma as condições climatológicas brasileiras podem influenciar o desempenho de um sistema condicionador de ar com tecnologia VRF (Variable Refrigerant Flow) em Condições de Carga Parcial (Part Load Conditions), para uma edificação comercial. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia capaz de identificar as localidades que foram objetos desse estudo. As cidades selecionadas foram: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Após esta etapa, a caracterização do edifício modelo de referência (hotel) foi concretizada. Características físicas, valores de carga térmica externa e interna, e o perfil de uso (taxa de ocupação) da edificação, foram tópicos abordados. O software de simulação utilizado foi o EnergyPlus e as suas respectivas curvas e equações de desempenho foram ajustadas com base nos dados de performance dos aparelhos condicionadores de ar que foram selecionados. O fabricante Toshiba foi escolhido. A performance dos equipamentos VRF foi analisada através de resultados como Carga Térmica global, Condição de Carga Plena, Condições de Carga Parcial, PLR (Part Load Ratio), COP (Coefficient of Performance) e ICOP (Coeficiente Integrado de Performance). Os resultados mostraram que apesar da Condição de Carga Plena (Full Load Condition) ser recomendada para dimensionar o sistema de HVAC, quando o objetivo principal for avaliar o desempenho energético desse sistema (HVAC) para um período mais longo de operação essa análise deve ser realizada através das Condições de Carga Parcial (Part Load Conditions). Para as quatro localidades estudadas os valores de desempenho obtidos através das simulações mostram que os equipamentos de ar condicionado VRF utilizados atingiram o seu coeficiente máximo de performance (COPmáx) na condição de 50% de PLR e um ICOP de 6,8, contra um COP de 3,4 na condição nominal e um ICOP de 3,7 de acordo com o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviço e Públicos, RTQ-C.; |
Abstract |
Currently studies have been shown that a large part of the electricity consumed in Brazil is intended to buildings Commercial and Public Sector. The HVAC system (Heating, Ventilation, and Air Conditioning) shows a significant role in the final frame of the energy consumption in buildings, determining its minimum requirements for energy efficiency becomes the key factor for the success of any program energy certification of buildings. This work aims to analyze how the Brazilian climatic conditions can influence the performance of air conditioner systems with VRF technology (Variable Refrigerant Flow) in the Part-Load Condition for a commercial building. Therefore a methodology was developed to identify the locations that were the subject of this study. The cities selected are: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) and Brasília (DF). In addition the building characteristics have completed, external and internal thermal load values with their use profile have been analyzed. The software applied was EnergyPlus and their performance curves and equations have been adjusted according with the performance data of air conditioning units selected. The manufacturer Toshiba has been chosen. The VRF equipment performance was analyzed through results as Full-Load Condition, Part-Load Conditions, Part Load Ratio (PLR), COP and COP (Integrated Coefficient of Performance). The main results have showed that despite the Full-Load Condition is recommended to dimension the HVAC system, when the objective is the evaluation of the energy performance for a longer operation period this analysis should be carried out through Part-Load Conditions. For all of the four cities have studied the performance values obtained from the simulations show that the air-conditioning equipment VRF used reached their maximum performance coefficient (COPmáx) at 50% of PLR and ICOP 6.8, against a COP 3.4 in nominal condition and ICOP of 3.72 according to the Quality Technical Regulation of the Energy Efficiency Level Commercial Buildings, and Public Service, RTQ-C.; |
Palavras-chave |
VRF; Eficiência energética; Carga parcial; Carga térmica; Arquivo climático; Energy efficiency; Part-load; Load profile; Climate file; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Mecânica; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-10-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6016; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica; |