Resumo:
Os mapas de ruído ou cartas acústicas são amplamente difundidos entre os países da União Europeia e são importantes ferramentas para elaboração de planos de ação e metas para combater a poluição sonora. No Brasil, contudo, poucas são as ações efetivas para a identificação e avaliação das condições de exposição da população ao ruído real. O conhecimento dos níveis reais de ruído permite ao poder público a análise e proposição de medidas e políticas públicas. Nos centros urbanos, cada vez mais a população sofre devido aos efeitos dos elevados níveis de ruídos, principalmente decorrentes do tráfego viário, degradando o meio ambiente e as condições de vida da população. O objetivo do trabalho é desenvolver o mapa de ruído para o Campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Para desenvolver este objetivo, foi utilizado o software de previsão acústica CadnaA, aplicando-se os seguintes procedimentos metodológicos: definição da área de estudo; estudo de tráfego da área avaliada (utilizando-se a contagem automática de veículos, através de controladores eletrônicos e cancelas automáticas do Campus); definição de grandezas (meteorológicas, acústicas, tráfego e geométricas); definição de parâmetros de cálculo; modelagem sonora; e validação do ambiente simulado. Para validação do mapa de ruído do Campus, foram avaliados 13 diferentes modelos, com diferentes configurações, comparando-os com os níveis equivalentes de pressão sonora coletados em campo. Os resultados finais indicam um modelo calibrado para a representação do ambiente sonoro do Campus, que com grande diversidade de ambientes de propagação, diferencia-se dos demais ambientes urbanos. Este trabalho justifica-se pelo avanço no reconhecimento e quantificação de níveis de ruídos em áreas externas.