Resumo:
Este trabalho tem como principal objetivo analisar, à luz das boas práticas de governança, a participação e a representatividade dos associados nos núcleos pesquisados e, a partir dos resultados, propor ações. O método de investigação escolhido nesta pesquisa descritiva-exploratória é o estudo de caso, de abordagem quantitativa, através de questionário respondido por 674 associados de núcleos do Programa Sicredi Pertencer. As questões foram construídas a partir de sete categorias advindas do referencial teórico: perfil; convocação, realização e ata da assembleia; votação e eleição; documentos para deliberação; educação para associados; participação; representatividade. As respostas dos questionários foram organizadas em excel e importadas para o software IBM SPSS, a fim de gerar tabelas e realizar testes de hipóteses. Foi utilizada estatística descritiva, nomeadamente a determinação de frequências, percentagens, médias e desvio padrão. Para se identificar correlações entre algumas variáveis, utilizou-se o teste do Qui-Quadrado, com nível de significância de (p = 0,05) e para se determinar a diferença entre as médias das respostas em duas variáveis utilizou-se o teste-t, com nível de significância de (p = 0,05). A partir da análise dos resultados da pesquisa para cada categoria, observou-se que há diferenças significativas entre os núcleos, o que fez com que as oportunidades de melhoria fossem direcionadas, explicitando-se os núcleos com mais necessidade de desenvolvimento. Duas sugestões provenientes deste trabalho já foram implementadas: a construção do perfil dos núcleos do Sicredi e o desenvolvimento do nucleômetro, uma ferramenta que objetiva instrumentalizar o Delegado de Núcleo para desempenhar o seu papel, bem como engajar os associados em reuniões de núcleo a participar mais ativamente do desenvolvimento da sua Cooperativa. Duas sugestões estão em avaliação: a utilização do CRM como impulsionador de boas práticas de governança e a introdução do conceito de Giro de Núcleo, objetivando realizar esforços para que associados que já possuem um bom nível de relacionamento (utilização de produtos e serviços) com a cooperativa, mas que ainda não participaram de nenhum encontro com associados, participem de pelo menos um encontro. A pesquisa também concluiu que as Cooperativas têm oportunidade de melhorias em relação a dar acesso e oportunizar a participação dos associados, pois na maioria das vezes eles tendem a aproveitar a boa prática implementada. Não foi possível assegurar as hipóteses de que associados de Cooperativa mais antiga são mais participativos nem de que associados de cidades menores são mais participativos.