Autor |
Ferreira, Rafael Loose; |
Orientador |
Pereira, Maíse Soares; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3337809604078529; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Características e fatores influenciadores na aceitação e recomendação de produtos por líderes de opinião em mercados de nicho; |
Resumo |
O desenvolvimento de produtos tem como parte da sua metodologia a pesquisa do ambiente onde o objeto projetado estará atuando. Assim, o estudo do comportamento do consumidor é parte integrante e vital do processo de criação de um produto. Por esse motivo, o presente trabalho trata do estudo dos motivadores da aceitação do produto por líderes de opinião e a conseqüente recomendação dos produtos em nichos específicos do mercado de camisetas. Para a avaliação e exploração de todos os motivadores encontrados na bibliografia foi realizada uma pesquisa qualitativa que através de entrevistas com líderes de opinião dos nichos de camisetas de bandas (rock) e camisetas de times de futebol, comprovou e também revelou características importantes do comportamento do líder de opinião para a aceitação do produto e sua posterior recomendação. Desta forma, o trabalho proposto confirma a necessidade de se estudar o comportamento do consumidor para que o desenvolvimento de produtos para os nichos pesquisados possa ser melhor planejado. Verifica-se que o conhecimento adquirido pode se tornar mais uma ferramenta para o lançamento de novos produtos no mercado.; |
Palavras-chave |
Desenvolvimento de produto; Comportamento do consumidor; Líder de opinião; Recomendação; Camisetas; Pesquisa qualitativa; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2010; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5883; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Marketing Estratégico; |