Autor |
Petry, Morgana; |
Orientador |
Braga, Rodrigo Orsini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4229704880613367; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Cálculo diferencial no ensino médio: uma abordagem possível e interdisciplinar com auxílio da tecnologia; |
Resumo |
Este artigo tem como objetivo analisar a possibilidade de ensinar no Ensino Médio noções intuitivas de Cálculo Diferencial, mediante o estudo de taxa de variação de uma função, mais particularmente em seus intercruzamentos com a Física e por meio do software GeoGebra. A partir da aplicação de uma oficina realizada com 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Estância Velha (RS), foram propostas atividades desenvolvidas por meio de quatro sequências didáticas e realizadas em quatro encontros presenciais. As três primeiras sequências didáticas embasaram os assuntos de função afim, função quadrática e limites de funções, respectivamente, e fundamentaram o estudo da derivada, foco central do último encontro e de análise deste trabalho. O estudo, de cunho qualitativo e motivado por uma experimentação com pesquisa documental, evidenciou que é possível inserir na Educação Básica noções de derivada, mas sem dar ênfase às nomenclaturas mais específicas e formais abordadas no Ensino Superior. Portanto, se interpretado de forma mais dinâmica, visual e experimental, como taxa de variação instantânea e como inclinação da reta tangente e de acordo com o nível de escolaridade, o Cálculo Diferencial pode oportunizar aos alunos do Ensino Médio um contato significativo com conceitos que são tão importantes na Matemática.; |
Abstract |
This paper aims to analyze the possibility of teaching intuitive notions of Differential Calculus in High School by studying the rate of change of a function, particularly in its intertwining with Physics and with the use of GeoGebra software. In a workshop carried
out with 10 High School students attending a state school in Estância Velha (RS), activities were developed by means of four didactic sequences and performed in four in person meetings. The first three didactic sequences supported the topics of related function, quadratic function and limits of functions, respectively, and grounded the study of derivative, the central focus of both the last meeting and this paper. The qualitative study, triggered by experimentation with documental research, evidenced that it is possible to introduce notions of derivative in Basic Education, but without emphasizing more specific and formal nomenclatures addressed in Higher Education. Therefore, if interpreted in a more dynamic, visual and experimental way, as instantaneous rate of change and inclination of tangente straight line, and in accordance with the education level, Differential Calculus can enable High School students to have a meaningful contact with such important concepts in Mathematics.; |
Palavras-chave |
Cálculo diferencial; Ensino médio; Interdisciplinaridade; Differential calculus; High school; GeoGebra; Interdisciplinarity; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5831; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |