Autor |
Silva, Lisiane Lemes da; |
Orientador |
Pinheiro, Josaine de Moura; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5150404922573274; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Tecnologia e educação matemática: uma contribuição do GeoGebra como possibilidade de estudo no ensino médio; |
Resumo |
Este artigo teve como objetivo examinar a existência de contribuições do software GeoGebra como possibilidade do ensino de funções de primeiro e segundo graus no Ensino Médio. Apresenta uma rotina de atividades propostas para os alunos, e considerações realizadas pela pesquisadora, oriundas de observações e questionamentos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual, na cidade de Esteio – RS, com cunho qualitativo. A coleta de dados ocorreu utilizando duas estratégias: 1) análise das atividades desenvolvidas pelos alunos durante cinco períodos de aulas de matemática de cinquenta minutos cada; 2) estudo das respostas dadas pelos alunos a dois questionários aplicados em momentos diferentes, um antes da utilização do GeoGebra e outro após as atividades propostas. O estudo apontou que, apesar de os alunos apresentarem certas dificuldades no conceito de função, como principais resultados positivos, evidenciou-se que o GeoGebra complementou e colaborou no estudo de determinadas questões sobre funções, principalmente no que se refere ao crescimento e decrescimento de uma função. Os alunos responderam questões sobre domínio e imagem de uma função. A experiência com o uso do GeoGebra contribuiu também para o interesse e entusiasmo do aluno em aprender a utilizar um novo software, de uma maneira diferente do que tínhamos proposto, diferentemente da minha preocupação no sentido de acharem muita informação em uma tela inicial do programa.; |
Abstract |
This article aims to examine the existence of GeoGebra software contributions as a possibility of teaching first functions and second grades in high school. It features a routine activities proposed to the students, and considerations made by the researcher, coming from observations and questions. The survey was conducted in a public school in the city of Esteio - RS, with qualitative approach. The data were collected using two strategies: 1) analysis of the activities developed by the students during five periods of math classes fifty minutes each; 2) study the answers given by the students to two questionnaires at different times, one before the use of GeoGebra and another after the proposed activities. The study found that although students to present certain difficulties in the concept of function as the main positive results, it became clear that GeoGebra added and collaborated on the study of certain questions about functions, particularly with regard to growth and decrease of Function. Students answered questions about domain and a function. Experience with the use of GeoGebra also contributed to the interest and enthusiasm of students to learn to use new software, in a different way than we had proposed, unlike my concern in the sense of finding a lot of information in an initial screen of the program.; |
Palavras-chave |
Matemática; Ensino; Software GeoGebra; Mathematics; Teaching; GeoGebra software; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5829; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |