Mostrar registro simples

Autor Fassbinder, Juliana;
Orientador Arruda, Zeliane Santos de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5734856045333789;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Encaixando peças de um mosaico interdisciplinar;
Resumo Este artigo propõe uma prática na perspectiva interdisciplinar, mais especificamente, um estudo sobre mosaicos, envolvendo as disciplinas de Matemática, Arte, História e o tema Sustentabilidade. Essa prática quer responder a pergunta: Que matemática pode ser ensinada a partir da perspectiva da interdisciplinaridade? Partindo deste questionamento, a presente pesquisa qualitativa buscou trazer a interdisciplinaridade como algo possível e importante para a prática diária dos professores em sala de aula, tanto na aula de matemática, quanto em outras disciplinas. Para evidenciar isso, realizou-se uma oficina trabalhando com a proposta anteriormente citada. Desta forma, analisou-se tanto as atividades realizadas, quanto as reações dos alunos e suas constatações sobre a proposta em seu diário de bordo. Os resultados obtidos mostraram que uma prática na sala de aula baseada na perspectiva interdisciplinar é possível sim e que seus efeitos são positivos para o ensino. A interdisciplinaridade, assim como o mosaico, tem a intenção de juntar as peças, tornando o aprendizado algo belo e duradouro.;
Abstract This article proposes a practice in interdisciplinary perspective, more specifically, a study of mosaics, involving Mathematics, Art, History and the theme Sustainability. This practice want to answer the question: What mathematics can be taught from the perspective of interdisciplinarity? From this questioning, this qualitative research aimed to bring interdisciplinarity as something possible and important to the daily practice of teachers in the classroom, both in math class, as in other disciplines. To demonstrate this, there was a workshop working with the above-mentioned proposal. Therefore, we analyzed both the activities, the students' reactions and their answers about the proposal in his logbook. The results showed that a practice in the classroom based on an interdisciplinary perspective is indeed possible and that its effects are positive for teaching. Interdisciplinarity, as well as mosaic, intends to put the pieces together, making learning something beautiful and lasting.;
Palavras-chave Interdisciplinaridade; Mosaico; Prática; Ensino; Interdisciplinarity; Mosaic; Practice; Teaching;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5828;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística