Autor |
Diogo, Janine Charlene; |
Orientador |
Steffenon, Rogério Ricardo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8080064173623550; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
OBMEP – Práticas docentes que propiciam o ensino de qualidade; |
Resumo |
Quando comecei a frequentar o ambiente escolar em 2010, algumas falas e opiniões negativas sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ditas por professores, desconforto e algumas dúvidas. Verificando os resultados encontrados no site da Olimpíada nos últimos cinco anos, havia vários alunos e alguns professores premiados pela olimpíada em escolas próximas. Por este motivo, a pesquisa, de cunho qualitativo, pretende analisar como os professores destaques da OBMEP, principalmente da região do Vale do Rio dos Sinos – RS e em algumas cidades vizinhas, atuam na preparação de seus alunos para essa competição e se estas práticas são inovadoras. Para estes docentes, foi enviado um questionário eletrônico com o objetivo de coletar informações sobre as ações desenvolvidas por eles. O estudo apontou que os docentes são profissionais que possuem uma boa formação acadêmica e que realizam formações continuadas visando melhorar a qualidade de sua prática, contemplando suas aulas com inovações diversas, além de terem um conhecimento sobre os objetivos da OBMEP e sobre a metodologia de resolução de problemas.; |
Abstract |
When I began teaching at school in 2010, some ideas and negatives views from the teachers about the OBMEP caused me some discomfort and some doubts. Checking the last five-year results on the Olympics site, there were several students and a few teachers who were awarded in nearby schools. Therefore, this study aims to analyse how the OBMEP top teachers, especially in the Vale dos Sinos area, in Rio Grande do Sul, and some neighboring cities, work in preparing their students for this competition and if their practices are innovative. For these teachers, it was sent an electronic questionnaire in orden to collect information about the actions taken by them. The study found that teachers are professionals who have a good academic background and continuing education learning to improve the quality of their work, contemplating their classes with several innovations, and have knowledge about the OBMEP goals and troubleshooting methodology.; |
Palavras-chave |
Solução de problemas; Práticas inovadoras; Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas; OBMEP; Brazilian public schools mathematical olympics; Troubleshooting; Innovative practices; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5827; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |