Resumo:
Dada a relevância do ganho de escala através de estratégias de crescimento de redes de empresas para a competitividade, consolidação e longevidade de tais organizações, este estudo teve como objetivo analisar a estratégia de intercooperação entre redes de empresas: seus antecedentes, processo e resultados. O estudo utilizou como base teórica a Teoria da dependência de Recursos (TDR). Foi realizado um estudo de caso único de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A unidade de análise foi uma rede do setor supermercadista formada pela intercooperação de outras oito redes com sede em Pacatuba (CE). As evidências apontaram para a ocorrência de cinco antecedentes: dificuldade de negociação, necessidade de aumentar o poder de barganha, necessidade de visibilidade, existência de um grande número de associações e comportamento rival entre redes. Já o processo de intercooperação apresentou as seguintes fases: identificação e seleção de possíveis parceiros, realização da primeira reunião com os interessados, articulação de estratégia para integração do grupo e a implementação de ajustes e adequações. Como resultados da intercooperação emergiram: geração de um encarte mensal unificado, visibilidade, aquisição de produtos com preços competitivos, acesso a maior variedade ou quantidade de produtos, troca de informações e aprendizado, sede própria e unificada, redução de custos com a compra em conjunto de insumos, campanhas de marketing de grande porte, distribuição anual de valores financeiros. Foi possível verificar ainda algumas dificuldades no decorrer do processo de intercooperação: a desconfiança inicial sobre a viabilidade do negócio, a resistência para com a padronização das fachadas e a dificuldade para a implantação do centro de distribuição. A partir das análises foi possível contribuir de três formas: primeiro, teoricamente, diminuindo a escassez de pesquisas com foco em processo de formação interorganizacional, assim como, a carência de estudos abordando redes de empresas com múltiplos atores sob o enfoque da TDR. Em segundo lugar, gerencialmente, visto que a pesquisa aponta caminhos para o auxílio à eficácia da gestão e coordenação de redes. Em terceiro lugar, no aspecto social já que o conhecimento agregado pode auxiliar positivamente na formação de novas redes que por sua vez podem melhorar emprego e renda de determinada localidade.