RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Modelagem matemática: a perspectiva dos professores de matemática de uma escola pública estadual do município de Gravataí

Mostrar registro simples

Autor Avila, Bruna de Oliveira;
Orientador Hilzendeger, Maria Aparecida Maia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8406781573284061;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Modelagem matemática: a perspectiva dos professores de matemática de uma escola pública estadual do município de Gravataí;
Resumo O presente artigo tem por objetivo investigar e analisar as concepções que alguns professores de matemática da Rede Pública Estadual do Município de Gravataí têm em relação à Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nesta disciplina. Para a realização da pesquisa, com abordagem qualitativa, foi usada a metodologia de Grupo Focal, que consiste na interação entre os participantes e o pesquisador, que objetiva colher dados a partir de uma discussão focada. Com esta proposta, após conversa sobre diferentes metodologias conhecidas e aplicadas por estes professores, foi apresentada ao grupo, como alternativa pedagógica, a metodologia da Modelagem Matemática. Por fim, foi aplicado um questionário semiestruturado para, com ele, conhecer qual o interesse desses professores para com a aplicação da Modelagem Matemática em suas aulas. Através da análise dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores acreditam que a metodologia utilizada agrega positivamente para a aprendizagem dos alunos, mas que veem dificuldades em utilizá-la em suas aulas com o atual programa de ensino público do estado.;
Abstract This article aims to investigate and analyze the conceptions that some mathematics teachers of the State Public Network Municipality of Gravataí have about mathematical modeling as a teaching methodology in this discipline. For the research. With a qualitative approach was used the methodology of focus group, which is the interaction between the participants and the researcher, which aims to gather data from a focused discussion. With this proposal, after talk about different methodologies known and applied by these teachers, it was presented to the group as a pedagogical alternative, the methodology of Mathematical Modeling. Finally, a semi-structured questionnaire was used to, with him, to know what interest these teachers towards the implementation of Mathematical Modeling in their classes. By analyzing the results, it was found that teachers believe that the methodology adds positively to student learning, but they see difficulties in using it in their classes with the current state of public education program.;
Palavras-chave Modelagem matemática; Formação de professores; Rede pública estadual; Mathematical modeling; Teacher training; Public schools;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5821;
Nivel Especialização;
Curso Educação Matemática;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística