Autor |
Keiber, Alice Francisca; |
Orientador |
Arruda, Zeliane Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5734856045333789; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Como o lúdico é entendido pelos professores de matemática; |
Resumo |
Este artigo teve como objetivo investigar o que os professores de matemática entendiam por lúdico. A pesquisa qualitativa foi realizada com seis escolas de três redes de ensino: municipal, estadual e particular. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados com professores de matemática. Os resultados obtidos mostraram que o professor que tem formação continuada consegue compreender o real significado do lúdico, conseguindo, algumas vezes, trabalhar com a interdisciplinaridade e, dependendo do conteúdo, com algumas atividades contextualizadas, realizando verdadeiras aulas lúdicas. Já para os professores que não possuem uma formação continuada, uma aula lúdica necessariamente precisa ter jogos e isso acaba resultando, muitas vezes, em aulas sem sentido para os alunos.; |
Abstract |
This study aimed to investigate what math teachers understood by.ludic. The qualitative research was made with six schools in three school systems: municipal, state and private. Data were collected through questionnaires applied to mathematics teachers. The results showed that the teacher who has continued formation can understand the real meaning of ludic, managing to work with interdisciplinarity sometimes and, depending on the content, with some contextualized activities, performing real ludic classes. And for teachers who don’t have a continued formation, a ludic lesson necessarily need to have games and often it results in meaningless classes for students.; |
Palavras-chave |
Professores; Matemática; Lúdico; Teachers; Mathematics; Ludic; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5820; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Matemática; |