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Interação empresa-usuário/a na economia criativa: uma análise da comunicação de uma empresa líder no mercado de tv pela internet

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Autor Becker, Manoela Junqueira;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Interação empresa-usuário/a na economia criativa: uma análise da comunicação de uma empresa líder no mercado de tv pela internet;
Resumo Este trabalho fala da interação entre as empresas da Economia Criativa e seus clientes ou possíveis clientes, mais especificadamente na ferramenta do Facebook. Objetiva-se entender o que é a Economia Criativa, quais os ramos e setores que fazem parte e quais suas particularidades, para, nesse cenário, entender como a interação com os cliente pode ser uma forma de aproximação e manutenção de relacionamento. O foco da pesquisa é analisar como ocorre a interação na página do Facebook da Empresa A, líder do mercado de TV por internet, para o desenvolvimento do seu relacionamento com clientes ou possíveis clientes,e, assim, compreender como uma empresa pertencente à Economia Criativa vivencia nessa interação os pilares que sustentam a área. A partir do levantamento bibliográfico, apresenta-se os conceitos de Economia Criativa, de relacionamento com clientes, e de comunicação digital. A seguir, é apresentado um estudo de caso, com a análise de resultados. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Ao final da análise, percebe-se que a Empresa A utiliza sua página no Facebook para envolver seu público, através de diferentes tipos de linguagens, com o intuito de informar e interagir com seu fã, mas, acima de tudo, ampliar a experiência desse público com o próprio serviço oferecido, e alcançar valores como a visibilidade, popularidade e reputação;
Abstract This paper is about the interaction between companies of the Creative Economy and their customers or potential customers, more specifically on the Facebook. The purpose is to understand what is the Creative Economy, which areas are part of this Economy and what is their peculiarities. Understanding how the interaction with the client may be a way to approach and relationship maintenance. The focus of the research is to analyze the role and importance of the Facebook page of Company A, leader in Internet TV market, for the development of their relationship with their customers or potential customers, based on postings from July 2016. From the literature, it is presents the concept of Creative Economy, customer relationship, online communication, social media, social networking sites and consumer behavior. Next, a case study is presented with the results of analysis. The methodology used is qualitative, descriptive and exploratory. After the analysis, it is clear that Company A uses their Facebook page to engage their audience through different content types, in order to inform and interact with their fan, and reach values as visibility, popularity and reputation.;
Palavras-chave Economia criativa; Relacionamento com o cliente; Redes sociais; Comunicação; Facebook; Creative economy; Customer relationship; Social media; Communication;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5791;
Nivel MBA;
Curso Mercados Criativos: Cenários de Inovação;


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