Autor |
Moraes, Anaê Bemvenuti; |
Orientador |
Sell, Mariléia; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1724947387304003; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Crenças sobre o ensino de inglês como língua adicional: um estudo de narrativas de alunos Angolanos no Brasil; |
Resumo |
O objetivo desta pesquisa foi analisar as narrativas de alunos angolanos que estudam em uma universidade privada no Brasil no que diz respeito às suas crenças sobre o ensino de língua adicional no Brasil. Para alcançar o objetivo, foram ouvidos em profundidade três estudantes voluntários através de entrevistas guiadas por perguntas norteadoras sobre temas relevantes como: o falante nativo, o sotaque, a escola regular e o curso de idiomas e a viagem para o exterior para aprender inglês. As recorrências nas respostas geraram as categorias de análise. Pode-se constatar que as falas dos participantes confirmam algumas crenças da sociedade sobre a aquisição de uma língua adicional, corroborando também o que a literatura diz sobre o tema, principalmente no que diz respeito ao sotaque e o seu prestígio social e a dicotomia entre escola regular e curso de idiomas. As narrativas interacionais também fizeram emergir aspectos identitários desses estudantes. Para professores de língua, é importante entender os estereótipos para, através de práticas pedagógicas mais reflexivas, contribuir para a desconstrução de crenças que perpetuam preconceitos e relações sociais desiguais.; |
Abstract |
The aim of this research was to analyze the narratives of Angolan students studying at a private university in Brazil regarding their beliefs about learning an additional language in Brazil. To achieve the goal, three volunteer students were heard in depth through interviews led by guiding questions on relevant topics such as the native speaker, accent, regular school and the language course and travel abroad to learn English. Recurrences in the answers generated the analysis categories. It can be seen that the speeches of the participants confirm some beliefs of society on the acquisition of an additional language, it also corroborates with what the literature says about the subject, especially in regard to accent and its social prestige and the dichotomy between the regular school and the language course. Some identity aspects of these three students emerged from the interactional narratives. For language teachers, it is important to understand the stereotypes to contribute to the deconstruction of beliefs that perpetuate prejudice and unequal social relations through more reflective teaching practices.; |
Palavras-chave |
Crenças; Língua inglesa; Narrativas; Alunos angolanos; Beliefs; English language; Narratives; Angolan students; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5790; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias; |