RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O ensino da língua adicional através de uma proposta de letramento

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Hansen, Jaqueline;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Del Corona, Márcia de Oliveira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4855697045554911;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O ensino da língua adicional através de uma proposta de letramento;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o ensino de línguas adicionais a partir de uma proposta de letramento, para futura execução em uma turma de 2° ano em um contexto educacional bilíngue. Para isso, o estudo aborda os conceitos de letramento social, língua adicional e características do currículo bilíngue. Pesquisadores e autores da área como Leffa e Irala (2014), Schlatter e Garcez (2012), Dias (2015) dentre outros, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais serviram de referencial teórico para a pesquisa desenvolvida. Após a reflexão sobre os diferentes conceitos estudados, uma proposta de aula de culinária foi planejada para futura realização, a fim de refletir sobre as possibilidades de se desenvolver uma proposta de letramento social em língua adicional.;
metadataTrad.dc.description.abstract This paper aims to show the reality of additional language teaching from a proposal of literacy for future implementation in a class of 2nd year of Elementary School in a bilingual educational context. This work also discusses the concepts of social literacy, additional language and organizational characteristics of the bilingual curriculum. Researchers and authors of the area as Leffa and Irala (2014), and Schlatter and Garcez (2012), Dias (2015) among others, as well as the National Curriculum Parameters provided the theoretical basis for the research developed. After reflection on the different concepts studied, a proposal of a cooking class was planned for future development, to reflect on the possibilities of developing a proposal for social literacy in an additional language class.;
metadataTrad.dc.subject Língua adicional; Letramento; Currículo bilíngue; Aula de culinária; Additional language; Literacy; Bilingual curriculum; Cooking class;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2016;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5789;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics