Autor |
Bley, Thais Moretto; |
Orientador |
Schnack, Cristiane Maria; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6839627123285556; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Bilinguismo infantil: uma análise do comportamento linguístico de uma criança bilíngue brasileira em interações familiares; |
Resumo |
Observa-se que existem, em número crescente na atualidade, muitos pais e mães que gostariam de criar filhos bilíngues desde os primeiros meses de vida; entretanto, esses pais e essas mães possuem também dúvidas e até mesmo receio de prejudicar a criança ou confundi-la no processo de aquisição bilíngue de línguas. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva estudar o comportamento linguístico de uma criança bilíngue de três anos e três meses exposta a duas línguas, português e inglês, desde a gestação. Nesse escopo, investiga também quando e se a criança utiliza uma língua (inglês ou português) para cada interlocutor e se faz alternância entre as duas línguas quando interage com pessoas que usam línguas diferentes em uma mesma situação de interação. Para tanto, são analisadas interações da criança em situações cotidianas de brinquedo a) com sua mãe, b) seu pai, c) com a mãe e com o pai e d) com seus dindos, interlocutores que usam línguas diferentes com o menino. A análise dos dados coletados revela que a criança faz a distinção entre as línguas de acordo com a pessoa à qual se dirige quando interage com os pais. Já nas interações com os padrinhos, a criança não usa uma língua para cada pessoa, mas determina a língua que vai utilizar em seu turno a partir da última fala do adulto que se dirige ela, ou seja, se orienta à preferência revelada pelo adulto. Observa-se, também, a partir dos dados, que a criança responde em ambas as línguas e tem conhecimento linguístico igual nas duas línguas.; |
Abstract |
Currently, It has been noticed, many parents would like to raise bilingual kids since the very first days of life; meanwhile, they show quite uncertainness about this subject and if it can confuse the child in the languages’ bilingual acquisition process. The purpose of this study is to analyze a child’s linguistic behavior that has been raised bilingual since gestation in the languages Portuguese and English. Within this scope, the present analysis consists of verifying if and when the bilingual child uses one language (English or Portuguese) to each speaker switching the languages still when interacting with people who speak different languages at the same interaction’s situation. Therefore, interactions are analyzed during the child’s daily play time routine a) with the child’s mother, b) with the child’s father, c) with the child’s mother and father and d) with the child’s godparents, speakers who use different languages with the boy. According to the data, it was verified the child does the distinction and separation related to the language’s choice in line with the person who addresses to in the parents’ interactions. As for the interactions recorded with the child’s godparents, it was checked the child does not use the one person, one language theory but determines the language’s choice according to the adult’s language choice who addresses her, in other words the adult guides the child’s language choice. In addition, from the data recorded it has been remarked the child can respond in both languages and beside that has the same linguistic knowledge in both languages.; |
Palavras-chave |
Bilinguismo infantil; Interações bilíngues; Interações monolíngues; Interações familiares; Alternância de código; Infant bilingualism; Bilingual interactions; Monolingual interactions; Family interactions; Codeswitching; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2016; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5786; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias; |