Resumo |
O presente trabalho de conclusão está vinculado ao curso de Especialização em Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O tema está relacionado ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em contextos digitais. Os autores que embasam este estudo são: Canale e Swain (1980), Castells (1999), Lemos (2004, 2007), Lévy (1999), Savignon (1991, 2006), Veen e Vrakking (2009) e Prensky (2001) Este trabalho de conclusão constitui-se em um estudo bibliográfico e proposição de sugestões de prática a partir da fundamentação teórica. O objetivo constitui-se em compreender possibilidades de criação e compartilhamento de conteúdo de Língua Inglesa em rede sob o viés das tecnologias digitais no contexto de um curso de idiomas. O trabalho está organizado em sete capítulos: sendo o primeiro capítulo uma breve introdução ao tema escolhido. O segundo capítulo traz uma reflexão sobre a sociedade em rede e procura discutir as transformações culturais possibilitadas pela cibercultura e pelo ciberespaço. O terceiro capítulo apresenta as transformações que ocorrem na Educação frente à sociedade digital. No quarto capítulo, são apresentadas as características dos novos sujeitos de aprendizagem, aqueles nascidos ao final do século XX e início do século XXI. No quinto capítulo, realiza-se um resgate da abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa, agora, em contextos digitais. O sexto capítulo apresenta duas propostas de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa com o auxilio de tecnologias digitais. O sétimo e último capítulo apresenta as considerações tiradas com e através desse estudo. Conclui-se, assim, que a inclusão de tecnologias digitais no contexto de uma escola de idiomas, propiciou oportunidades para a criação e compartilhamento de conteúdo em rede, de uma forma comunicativa, contribuindo para sujeitos mais autônomos e co-participativos de sua aprendizagem.; |