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Estratégias de cocriação e inovação dirigidas pelo design nas redes ecossistêmicas do Business to Business (B to B): caso Clippertec

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Autor Merch, Raul Eduardo da Rocha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5506813796806077;
Orientador Franzato, Carlo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4881062407464026;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias de cocriação e inovação dirigidas pelo design nas redes ecossistêmicas do Business to Business (B to B): caso Clippertec;
Resumo O ambiente organizacional do Business to Business (B to B) é constituído por uma multiplicidade de empresas e profissionais. Sua operacionalidade acontece por relações interdisciplinares, interfuncionais e interorganizacionais, formando uma grande rede de negócios. Nesse ecossistema corporativo, o designer assume o papel de ator intérprete, projetando cenários, interligando relações e construindo processos e projetos coletivos de estratégias que visam inovação. Como pouco são os estudos sobre o uso de redes ecossistêmicas de intérpretes e processos de colaboração cocriativa que projetem inovações pelo design nesse segmento, o objetivo geral desta pesquisa é identificar se a rede ecossistêmica de intérpretes de uma empresa B to B, pode promover, por meio da colaboração cocriativa, estratégias de design dirigidos à inovação. Para tanto as escolhas da fundamentação teórica, assim como a investigação-ação, abordam uma temática sobre redes, ecossistema, intérpretes, cocriação, inovação, seguido de uma prática de projeto. Com base nesse pressuposto, busca-se responder ao objetivo da pesquisa, utilizando a pesquisa-ação que utilizou como unidade de análise o ecossistema da Clippertec, industria fabricante de equipamentos para o segmento Pet. A metodologia da pesquisa é estruturada por um ciclo de pesquisa-ação. A partir da reflexão teórica, do entendimento de redes, ecossistemas, processos de colaboração cocriativa, inovação, identificação dos segmentos, empresas e profissionais, participantes da rede ecossistêmica da Clippertec, construiu-se um modelo próprio de redes de intérpretes, qual serviu para desenvolver ações projetuais na prática de projeto ocorrida no workshop. A discussão contemplou aspectos relacionados a construção e graus de relações da rede de intérpretes, contribuições por meio de colaboratividade cocritativa, através do workshop e ações projetuais para o desenvolvimento de estratégias de design dirigidos à inovação. Os resultados apontam para a possibilidade de aplicação de um modelo de rede ecossistêmica de intérpretes que, através de colaboração cocriativa, promovam estratégias de design dirigidos à inovação no segmento business to business (B to B).;
Abstract The organizational environment of Business to Business (B to B) consists of a multiplicity of companies and professionals. Its operability happens for relationships which are increasingly interdisciplinary, cross-functional and inter-organizational, forming a large network of business. In this corporative ecosystem, the designer assumes the role of interpreter actor, projecting scenarios, linking relationships and building processes and collective projects of strategies aimed at innovation. As there are few studies on the use of ecosystem networks of interpreters and co-creative collaborative processes that project innovations by design in this segment, the overall objective of this research is to identify whether the ecosystem network of interpreters of a company B to B, can promote, through co-creative collaboration, design strategies driven toward innovation. Therefore the choices of the theoretical foundation, as well as research-action, address the theme on networks, ecosystem, interpreters, co-creation, innovation, followed by a design practice. On the basis of this presumption, the aim is to respond to the objective of the research, using action-research that utilizes as a unit of analysis the Clippertec ecosystem, industry manufacturer of equipment for the Pet segment. The research methodology is structured by a cycle of action-research from the theoretical reflection, the understanding of networks, ecosystems, co-creative collaboration processes, innovation, identification of segments, companies and professionals, ecosystem network participants from Clippertec, constructed by its own model of networks of interpreters, which served to develop actions in design practice that occurred in the workshop. The discussion contemplated aspects related to construction and degrees of relationships of the interpreters network, contributions from co-creative collaborations, through the workshop and design actions for the development of design strategies driving innovation. The results point to the possibility of applying an ecosystem network model of interpreters which, through co-creative collaboration, promote design strategies driving innovation in the B to B segment.;
Palavras-chave Design estratégico; Redes; Ecossistemas; Intérpretes; B to B; Colaboração; Cocriação; Inovação; Strategic design; Networks; Ecosystems; Interpreters; Collaboration; Co-creation; Innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5714;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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