Autor |
Bernardes, Iglenho Burtet; |
Orientador |
Borba, Gustavo Severo de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1321450477905358; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Design estratégico aplicado a mídias tradicionais: como o design pode colaborar para reposicionar o rádio no ambiente digital?; |
Resumo |
O mercado da comunicação atualmente passa por um período de instabilidade e incerteza, onde os caminhos de continuidade ou de inovação nos negócios das mídias não estão bem claros. Novos processos e práticas digitais redefinem o contexto do rádio, demandando soluções projetuais diferentes das existentes historicamente. É nesse contexto que o presente trabalho foi desenvolvido, buscando avaliar como o design estratégico pode apoiar a projetação de cenários futuros para o rádio. Para alcançar este objetivo, foram realizadas diferentes formas de coleta de dados, destacando-se a busca de benchmarks locais, nacionais e internacionais, e entrevistas com especialistas do rádio. Além disso, o presente autor possui mais de 20 anos de experiência no mercado do rádio, a qual impactou na construção da presente dissertação. A pesquisa desenvolvida teve como resultado a identificação de cenários possíveis para o futuro do rádio, trazendo diferentes perspectivas de uso de tecnologia, do papel do ouvinte e do papel do comunicador. Os cenários projetados foram então utilizados como referência para o desenvolvimento de protótipos, como forma de experimentação e aprendizagem. Os quatro cenários desenvolvidos foram denominados: Rádio Robô, Rádio Expandido, Rádio Parceiro, Talk Radio. Dentre os resultados, cabe ainda destacar que os elementos projetuais foram aplicadas em um processo de planejamento especifico para a rádio Atlântida FM, desenvolvendo o conceito de multiplataforma. A presente pesquisa apresenta ainda propostas para a transformação dos ouvintes/usuários em possíveis e relevantes colaboradores culturais.; |
Abstract |
The communication market is currently undergoing a period of instability and uncertainty, where the continuity of paths or innovation in the media business are not very clear. New digital processes constantly redefine sectors, impacting the radio industry and demanding new solutions. It is in this context that this work was developed, trying to evaluate how the strategic design can support the design of the future scenarios for the radio. To achieve this objective, different forms of data collecting were used, giving emphasis on the search for benchmarks (local, national and international) and interviews with radio specialists. Moreover, the present author has more than 20 years of experience in the radio market, which impacted in the making of this dissertation. The developed research had as a result the identification of possible scenarios for the future of the radio, bringing different perspectives of technology, role of audience and role of communicator. The scenarios projected were then utilized as reference to the development of prototypes, as a form of experimenting and learning. The four established scenarios were denominated: Robot Radio, Expanded Radio, Partner Radio and Talk Radio. Among the results, it is important to point out that the design prototypes were applied in a process of specific planning for the radio station Atlântida FM, developing a concept of multiplatform. The present research presents proposals for a transformation of the audience in possible and relevant cultural collaborators.; |
Palavras-chave |
Rádio; Design estratégico; Comunicação; Cenários; Strategic design; Communication; Scenarios; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-02-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5698; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |