Resumo |
Este estudo analisa a presença dos princípios da liderança jesuíta (autoconsciência, inventividade, amor e heroísmo) na formação de líderes pelo curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade, em agosto de 2014, com três egressos das primeiras turmas do curso (2003, 2004 e 2005). A temática-guia da entrevista foi o percurso da trajetória profissional após a realização do curso. Após a transcrição, os dados empíricos foram analisados, através da Análise de Conteúdo (Richardson, 2011), em relação aos princípios da liderança jesuíta. A análise revelou o alinhamento, expresso nas trajetórias dos entrevistados, entre a formação dos egressos do GIL e os princípios da liderança subjacentes à Companhia de Jesus. Os dados permitiram, ainda, uma reflexão crítica sobre os desafios de gerir cotidianamente um curso diferenciado, contemplando desde a formação pedagógica até a gestão do corpo docente e os aspectos administrativos do curso.; |