Autor |
Fraga, Rogério Luiz da Silveira; |
Orientador |
Luzzardi, Henrique Macedo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4262540810792161; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Símbolo do Carrefour: percebendo ou não o seu significado; |
Resumo |
Este trabalho de conclusão avalia se é possível melhorar a percepção do significado de um símbolo construído a partir do uso consciente da Lei do Fechamento da Gestalt, tomando como objeto de estudo o símbolo da marca Carrefour. Através do redesenho do símbolo e de uma pesquisa de campo, o trabalho revela que mais da metade dos
entrevistados não percebia a letra “C” na contraforma do símbolo original, e que três deles passam a percebê-la no redesenho, confirmando a possibilidade indagada no objetivo, já que além desses, a maioria dos que já viam a letra considera uma melhora significativa da sua percepção no símbolo redesenhado.; |
Palavras-chave |
Carrefour; Símbolos; Identidade visual; Design gráfico; Gestalt; Percepção visual; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5625; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Design Gráfico; |