RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O design gráfico retrô no projeto de cartazes art déco para o theatro São Pedro

Mostrar registro simples

Autor Gomes, Rafael Peduzzi;
Orientador Becker, Gisele;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8753043020186690;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O design gráfico retrô no projeto de cartazes art déco para o theatro São Pedro;
Resumo Fazemos, neste trabalho, o projeto de uma série de cartazes de eventos da programação do Theatro São Pedro usando o design gráfico retrô como ferramenta. Utilizamos o estilo art déco como recorte temático dentro do retrô, sendo feita sua aplicação em nosso projeto. No desenvolvimento da pesquisa, estudamos a história do Theatro São Pedro e sua relevância para a comunidade gaúcha. Definimos nossa abordagem do design gráfico como pautada nos seus aspectos simbólicos e no seu potencial expressivo. Defendemos nossa escolha pelo cartaz como um resgate histórico nos tempos atuais. Abordamos o retrô, desde os significados do termo, passando por sua história desde os anos 60 até os dias atuais, em que o vemos como tendência na publicidade. Fazemos um levantamento histórico do art déco e sua consolidação como um estilo, elencando aspectos para utilizarmos em nosso projeto, como a geometria aerodinâmica, moderna e decorativa. Apresentamos as escolhas para o projeto prático e as orientações metodológicas, baseadas no método de Munari (2008) e nas técnicas de moodboard (PEREIRA; SCALETSKY, 2011). Discutimos os resultados finais, explicando as relações de nossa prática com a pesquisa, concluindo que o retrô pode ser usado na atualidade como ferramenta projetual e recurso estilístico, tornando-se argumento comercial para marcas e produtos.;
Abstract In this paper we aim to project a sequence of posters from events of the Theatro São Pedro schedule, using retro design graphic as tool. We use the art deco style as main theme from the retro concept, bringing its application to our project. During the development of the research, we studied the history of Theatro São Pedro and its relevance to the local community. We define our approach to graphic design as focused in its symbolical aspects and its expressive potential. Our choice for the poster is sustained as an historical rescue in the actuality. We also expose the retro’s meaning during the history, mentioning its concept since the 60’s until today, which it is currently seen as an advertising tendence. And we build an historical scheme of art deco to develop its consolidation as a style, featuring aspects to present in our project, as the aerodynamic, modern and decorative geometry. We introduce the choices for the practical Project and the methodological orientation, which were based in the methods of Munari (2008) and the techniques of moodboard (PEREIRA; SCALETSKY, 2011). We discuss the final results, explaining the relations of our practice with the research, concluding that the retro can be used nowadays as a design tool and as a stylistic resource, becoming a commercial reasoning for brands and products.;
Palavras-chave Design gráfico; Retrô; Cartaz; Art déco; Graphic design; Poster;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5623;
Nivel Especialização;
Curso Design Gráfico;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística