RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Análise e construção de cenários para o futuro das livrarias

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Vieira, Rafael Ocaña;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Scalestky, Celso Carnos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6525779922201302;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Análise e construção de cenários para o futuro das livrarias;
metadataTrad.dc.description.resumo O mercado editorial vem sofrendo mudanças significativas ao longo dos últimos anos. O livro digital e os dispositivos eletrônicos de leitura vêm se tornando cada vez mais populares, ao mesmo tempo em que a venda de livros digitais está em crescimento. As livrarias físicas são a parte mais visível da cadeia de fornecimento do livro impresso para o consumidor, e dependem hoje em dia fundamentalmente do comércio desses livros para sua sobrevivência. Esta pesquisa busca analisar a situação atual dessas livrarias, através de entrevistas, pesquisa etnográfica e ferramentas utilizadas no design estratégico. Pretende-se atingir uma visão ampla do negócio da livraria, através do contato com diversos atores no processo de produção, comercialização e aquisição de livros, e projetar possíveis cenários futuros para o consumo de livros através do olhar do design. Ao final serão apresentados indicativos para um sistema que contemple um desses cenários, trazendo uma visão para o futuro do consumo de livros.;
metadataTrad.dc.description.abstract The publishing industry has been suffering significative changes for the last few years. E-books and electronic devices are becoming more and more popular, and at the same time e-books sales are growing. Brick-and-mortar bookstores are the most visible part of the printed books supply chain for the end user, and they currently depend mainly on these books commerce for their income. This research aims to analyze the current situation of these libraries, through interviews, ethnographic research and a strategic design set of tools. Its objective is to obtain a wider vision of the bookstore business, through contact with diverse actors involved in the process of production, sales and book acquisition, and to project possible future scenarios for books acquisition, through the design perspective. In the end, there will be brought indications for a system that fits one of these scenarios, bringing a vision for the future of books consumption.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Livrarias; E-books; Cenários; Strategic design; Bookstores; Scenarios;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2011;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5622;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Design Estratégico;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics