Resumo:
A redução dos níveis de produção e consumo tem sido um dos caminhos apontados para mitigação das mudanças climáticas, por consequência permite a redução do uso dos recursos naturais e a queima de combustíveis fósseis, além da redução de outros impactos ambientais e sociais. O presente trabalho aborda o comportamento do comprador organizacional, para isso avalia através de dois estudos experimentais a percepção do comprador para produtos desenvolvidos com atributos sustentáveis a partir de estratégias de ecodesign. O primeiro estudo contou com uma amostra de 139 estudantes e no segundo estudo a amostra foi de 52 gestores de compras. Os procedimentos e métodos utilizados seguiram a abordagem da análise conjunta (conjoint analysis) como estratégia de pesquisa. Os experimentos foram modelados considerando os atributos e seus níveis para a projeção dos estímulos (perfis do produto), além de considerar ainda a consciência ecológica e a intenção de compra do comprador organizacional. Os resultados mostram que, independente da preocupação ambiental e do preço, a durabilidade do produto e a sua eficiência no consumo de energia podem influenciar a decisão de compra, desde que sejam percebidas vantagens como redução de custos e melhor utilização dos recursos.