Resumo |
A sustentabilidade agregada no design de produtos tornou-se uma tendência e passou a ser fator essencial para as empresas que pretendem distinguir seus produtos pela sua qualidade, assumindo, dessa maneira, um desempenho competitivo no mercado. Considerada essa intenção, o desenvolvimento de produto, encorajado pelo uso da análise do ciclo de vida, é apontado como um novo desafio para o designer, pois através dele ocorrem melhorias quanto ao desempenho ambiental e incentivo à inovação. A busca pelo produto ambientalmente correto é contínua e, diante disso, verifica-se que uma das ferramentas mais discutidas para melhorar a sustentabilidade é o aumento da durabilidade e a intensificação de uso do produto, pois, quanto maior for sua vida útil, menor será a quantidade de resíduos e menores serão os impactos ambientais. Segundo Kazazian (2005), a durabilidade é uma das táticas da economia leve, pois permite estender a duração de vida dos produtos, diminuir sua renovação e, portanto, preservar os recursos naturais, limitando, assim, os impactos dos produtos sobre o meio ambiente.; |